Os 7 Defeitos Capitais e a Estrela Setenária


Ao longo da semana que se passou eu trouxe um estudo sobre os 7 Defeitos Capitais com vídeos de palestras muito boas sobre o assunto e textos sobre eles que foram frutos de estudos que fiz sobre os mesmos. Agora aqui vou tratar de modo geral sobre o que são os 7 Defeitos Capitais.

 

Primeiro de tudo, por que Defeitos Capitais e não Pecados Capitais? Segundo ao autor Marcelo Del Debbio “[..]Os chamados “Pecados Capitais” são originários da alquimia e das tradições iniciáticas muito antigas, remontando dos antigos rituais egípcios e babilônicos. Antes de começar, vamos usar a nomenclatura certa: DEFEITOS CAPITAIS”.  Passou a se usar a terminologia Pecados Capitais por conta da Igreja. E só se tornou oficial nela após a Suma Teológica feita por São Tomás de Aquino, que trouxe um estudo sobre eles.

 

Na astrologia tradicional cada Planeta é correspondente a um Defeito e uma Virtude Capital, e também é correspondente a um dia da semana, que em português não há muito sentido, mas em inglês percebe-se claramente a referência a eles. São Tomás de Aquino também pôs em cada Defeito Capital algumas características inerentes a eles, que vocês podem ver quais são em cada texto sobre os Defeitos.

 

 

Defeito

Virtude

Sol

Orgulho

Magnanimidade

Lua

Preguiça

Humildade

Marte

Ira

Diligência

Mercúrio

Inveja

Paciência

Júpiter

Gula

Caridade

Vênus

Luxúria

Temperança

Saturno

Avareza

Castidade

 


            Existe um modelo prático para combater cada Defeito Capital. Este modelo é seguido pela Estrela Setenária. Ela traz em cada ponta dela um Planeta, e nas pontas opostas a ele existem outros dois, nos quais as virtudes deles podem ser usadas para combater o Defeito Capital da ponta oposta. Ou seja, pra cada Defeito Capital existem duas virtudes que se usadas ajudam a combatê-los.






A Estrela Setenária remonta a época dos Caldeus e seu estudo é de extrema importância para o trabalho da via interior, para o autoconhecimento, e quando disse que o certo seria Defeitos Capitais e não Pecados Capitais é porque o trabalho de autoconhecimento, de lapidação, de transmutação de nosso Ser remete à Alquimia, pois ela é a responsável pelo trabalho de transformar chumbo em ouro, que simbolicamente é nos transformamos em seres melhores e mais evoluídos. Portanto a nomenclatura correta a se usar é Defeitos Capitais e não Pecados, até porque em nenhuma parte da bíblia ela cita esses “Pecados Capitais”.

 

Trabalhar para combater, erradicar ou pelo menos dominá-los para que eles não te dominem é mais que uma obrigação para quem está buscando ser melhor. Os Defeitos Capitais costumam agir de forma muito inconsciente em nós, por isso é um trabalho de via interior. Só nos voltando para o autoconhecimento que seremos capazes de perceber em qual área da vida eles agem e aos poucos conseguimos mapear sua ação e assim combatê-los.

Um comentário:

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Arquivo do blog

Mais vistos da última semana

Curta a página