Como não ter avanços na sua jornada espiritual

Texto de Zayin



O texto abaixo lhe mostrará uma jornada de como sua fraqueza e falta de disciplina o fará seguir ciclos repetitivos, e o que poderá encontrar caso consiga sair dele. Apesar de o título ser “Como não ter avanços na sua jornada espiritual” pode estendê-lo a diversas coisas na sua vida. Mas seu foco está voltado para a jornada espiritual, especialmente quem segue o misticismo.

 

Pegue todo o entusiasmo que você tem pra aprender coisas novas, ter avanços em sua jornada, aprender mais sobre si mesmo e assim como um adolescente, que não sabe o que é ter paciência e quer tudo no agora, se jogue de cabeça nele e daqui uns dias veja-o indo embora aos poucos. Veja o pouco avanço (ou nenhum) que teve e toda aquela fantástica experiência que desejava ter com as práticas que buscou se tornando uma enorme decepção.



E assim passam-se os dias e tudo o que conseguiu foi mais uma tentativa fracassada de ter algum avanço. E irá dizer:



- Isso não funciona.

ou

-Desisto, isso é muito difícil.

ou

-Está tudo bem, isso não foi feito pra mim. Vou tentar outra forma.

ou

-No futuro tento de novo, agora não tenho o que é necessário pra isso.



Viva a sua vida mundana e esqueça-se da sua espiritualidade, esqueça-se de suas práticas e com autoafirmação e cheio de confiança diga a si mesmo:



- Posso estar afastado de minhas práticas e espiritualidade, mas sei que quando voltar a elas tudo vai dar certo dessa vez, e por enquanto vou ignorar tudo o que aprendi nesse caminho e viver totalmente minha vida mundana.



Passam-se os dias, continue a sua vida profana, de vez em quando leia um artigo ali, uma matéria lá, revise algo que já leu sobre assuntos no campo que quer ter domínio e OPA! Volta o entusiasmo.  



Pegue todo o entusiasmo que você tem pra aprender coisas novas, ter avanços em sua jornada, aprender mais sobre si mesmo e assim como um adolescente, que não sabe o que é ter paciência e quer tudo no agora, se jogue de cabeça nele e daqui uns dias veja-o indo embora aos poucos. Veja o pouco avanço (ou nenhum) que teve e toda aquela fantástica experiência que desejava ter com as práticas que buscou se tornando uma enorme decepção.



Para alguns, esse ciclo irá continuar talvez por essa vida, talvez por um tempo e talvez termine por aqui porque vai desistir de vez, mas haverá alguns que irão fazer diferente e tentarão ser mais disciplinados e pacientes nesse caminho.



Passam-se os dias, continue a vida profana, de vez em quando leia um artigo ali, uma matéria lá, revise algo que já leu sobre assuntos de seu interesse no campo que quer ter domínio e OPA! Volta o entusiasmo, agora vamos aplicar a disciplina.



Pegue todo o entusiasmo que você tem pra aprender coisas novas, ter avanços em sua jornada, aprender mais sobre si mesmo, aplique a disciplina e a paciência e veja só! Algo mudou!



Agora você pode ter tido uma experiência diferente, pode ter sentido uma energia sutil, uma conexão maior com o Universo, com uma egrégora, alguma prática pode ter começado a fazer um mínimo de efeito desejado. Aí diz:



-Legal! Tem algo aí, quero saber mais e ter uma experiência mais intensa.



Passam-se os dias, e tentando não se voltar totalmente pra vida profana e mantendo um pouco de prática e espiritualidade na vida algumas coisas em você começarão a mudar. O entusiasmo aumenta, o seu potencial interior começa a ser explorado e você pode sentir as maravilhas que uma vida espiritualizada pode te trazer.



Bem, aqui chegamos no ponto em que essa história irá se dividir. Em um lado que vamos chamar de caminho 1, a preguiça, a procrastinação e o desânimo irão lhe tomar conta e assim você volta pro começo do texto e recomeça o ciclo, e pelo outro, o caminho 2, você domina essas emoções e consegue ter mais avanços.



Agora continuemos pelo caminho 2. Você descobriu que tem um enorme potencial que pode alcançar. Não sabe o que é ao certo, portanto vai buscar e explorar diversos meios para tentar desvendá-lo. Aí você participa de palestras, seminários sobre o caminho que está seguindo, cria o hábito de meditar, talvez entre numa Ordem ou aprofunda seus conhecimentos e suas práticas mais ainda, em geral tenta ser mais espiritualizado.



Passam-se os dias, você vai tentar conciliar sua vida espiritual com sua vida profana, alguns não vão conseguir e por conta de estarem enraizado demais na vida mundana vão voltar ao começo do texto e repetir esse ciclo até conseguir superá-lo. Outros vão ficar estagnados nessa etapa e também correm o risco de voltar ao começo o texto, e outros passarão dessa etapa. Quem passa dessa etapa começa a descobrir quem é no momento, quem não quer ser e quem quer ser.



Dentro de muitas batalhas internas e externas turbilhões de emoções podem passar por ti durante sua jornada para lhe atrapalhar. Cabe então a você ter o domínio delas, triunfar sobre seus defeitos, estar no mundo, mas não se deixar levar por ele, para assim aos poucos ir se lapidando e conseguindo alcançar novos patamares em sua evolução espiritual.



E nessa eterna luta contra seus defeitos, emoções e contra o mundo, algo pode mudar. Pessoas surgirão na sua vida que de alguma forma lhe ajudarão muito nessa senda. Você começa a sentir e saber o que é certo ou não fazer pra que sua vida siga o rumo que deseja ter. Em algum momento começará a sentir as emanações de Tiferet e de sua Verdadeira Vontade. Talvez você não vá saber ao certo até se dar conta que algo que você está fazendo é ela. Eu por exemplo não sei bem ao certo qual é a minha, mas ao fazer algumas coisas em especiais na minha vida eu sinto que elas fazem parte de minha Verdadeira Vontade.



Continuando o intuito do texto que é como não ter avanços na sua jornada espiritual faça exatamente isso:   



Seja dominado pela preguiça, pela sua vida mundana, deixe o desânimo lhe afetar, desista facilmente se não conseguir algo, não traga a sua forma espiritualizada de ser para a sua vida profana, não concilie as duas, não ponha em prática o que aprendeu, continue achando que vai ter algum avanço sem ter práticas constantes. Enfim, tudo mais que possa lhe atrasar nesse meio faça. E para encerrar continue achando que quem você é agora é o suficiente para se tornar quem você deseja ser e deseja conquistar. Simples assim, você só pode ser mais do que é se você for mais do que é.

 



No que você acredita invista, persista e nunca desista! Rumo à Tiferet!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página