O Imperador - A Habilidade Para Comandar - Tarot


Texto revisado em 12/01/2023



Texto de Zayin

 

“Mostre-me como governar,

Mostre-me como liderar,

Faça de mim um rei

E comandar o meu o reino eu irei.

Rigor e misericórdia carrego em minhas mãos

E para decidir o que fazer forneça-me a visão.

Sob meu domínio o meu reino há de crescer

E como o Imperador, justo e reto, eu hei de ser.”


Todos nós possuímos um reino pessoal, tudo o que construímos e possuímos em nossa vida é como se fossem coisas dele, e todas as pessoas que estão nela são como a população dele. Ao tomarmos as decisões do que fazer, isso afeta diretamente nosso reino e a nós. Portanto, para saber como comandá-lo perfeitamente é necessário visão, retidão e equilíbrio entre rigor e a misericórdia, mostrando que assim você possui o poder para imperar sobre tudo o que está em seu domínio, e se quiser expandir ainda mais o seu reino, conseguirá, pois você possui a força de um imperador.  

O arcano de número IV é O Imperador. Ele é a figura do arquétipo de pai, chefe, líder, rei responsável por governar todo o seu reino. Demonstra poder, sabedoria e uma visão muito apurada das decisões que toma. Ele é a força da autoridade, o que ele fala é lei, sua decisão é a voz final. Em sua mão direita ele carrega um cetro, símbolo de poder e de comando, e em sua mão esquerda um orbe, símbolo utilizado para representar o mundo material, mostrando que ele tem o mundo em sua mão e o poder de comandá-lo em outra.

Em seu trono de pedra existem quatro cabeças de carneiro, elas são referências ao signo de Áries, mostrando que o imperador possui as qualidades mais altas desse signo como, por exemplo, a liderança, o dinamismo e o poder de avançar para conquistar o que deseja. Existe nesse arcano uma referência ao número quatro, tanto que é o número dele. O quatro representa o mundo material, e o Imperador é o senhor dele, é ele quem impera sobre o reino material.

Diferente do arcano do Mago que pega e faz, põe a mão na massa, o Imperador é quem comanda tudo. Ele é quem decide o que será feito e por quem, pois já está numa posição altíssima e não necessita botar a mão para fazer as coisas, ele simplesmente tem quem faça, pois quem tem o mundo nas mãos tem quem faça os trabalhos por ele. E para o imperador só basta comandar e governar.

Do caos ele traz a ordem, a estabilidade, a solidez. Possui o poder de administrar, de ordenar, de criar estratégias, de ser visionário, possuindo uma visão que enxerga além. Faz com que as coisas tenham estrutura, pois ele é conhecedor e sábio, tanto que é uma figura que ostenta uma grande barba, e antigamente a barba era sinal de sabedoria e autoridade.

Por baixo de sua roupa ele veste uma armadura, mostrando que ali ainda reside um guerreiro, e se precisar ele está pronto para ir à guerra, mas que ali, sentado em seu trono, ele não é a figura do rei guerreiro, mas sim do rei governador, do grande imperador de seu reino.

Na figura em que reside o poder de autoridade, de chefiar, de liderar, de comandar, é necessário ter o poder de retidão para se alcançar seus objetivos. A retidão é a capacidade de direcionar a sua visão para o que quer conquistar. Mas essa figura não pode ser rígida, não pode querer usar apenas de seu rigor para conquistar o que deseja, pois dentro da figura do Imperador também reside a misericórdia, reside a benevolência. Mostrando-nos que querer ser rígido e autoritário demais em um ponto pode ser uma má decisão, uma vez que não é apenas focando no objetivo final, ignorando os percursos no caminho, que irá conquistar o que deseja.

O Imperador é um arcano que traduz a energia de poder de comando, da autoridade, e isso pode se aplicar a você, no sentido de que você possui ou precisa incorporar essa energia, ou de alguém que exerça esse papel na sua vida. Ele te diz que você impera sobre seu reino, e com isso a responsabilidade de saber o melhor caminho a se tomar. Está na hora de você possuir uma visão sobre o que quer resolver ou conquistar na vida que vá além do costume.

Veja as coisas de longe, do alto, veja as coisas como um todo. Saiba comandar o que está sob sua responsabilidade, mas sem ser rígido demais, pois isso castra a possibilidade de expandir o seu reino. Seja sábio, saiba quando aplicar o rigor e a misericórdia, seja firme em suas decisões se elas vêm da sabedoria adquirida na vida. E mostre que você tem a força de um imperador, pois é você quem manda em seu reino. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página