O que é Tiferet?

Texto atualizado e revisado em 25/09/2022

 

Texto de Zayin


        Vamos falar de Tiferet? Afinal o que é Tiferet? Creio que quem tenha algum contato com a kabbalah já tenha uma noção. Para quem não tem vou tentar explicar o básico aqui, mas a ideia desse texto é abordar o basicão e também é mais para que quem venha aqui entenda o motivo do nome do blog ser Rumo à Tiferet. Vamos nessa então.


               
           

O que é Tiferet? Tiferet vem da kabbalah, é a sexta esfera da Árvore da Vida, fica localizada no meio dela, significa Beleza, faz conexão entre outras 8 esferas, portanto carrega e equilibra os aspectos delas.



  A Árvore da Vida



 

O significado por trás do nome desse blog pode ser entendido como “Em busca da nossa Verdadeira Vontade; Em busca do nosso Verdadeiro Eu; Em busca da nossa Essência Divina”. Porque é justamente isso a ideia de Tiferet. Ela representa a nossa essência, os potenciais que temos dentro de nós que podemos alcançar. Eu costumo dizer que é tudo o que planejamos fazer para esta vida antes de reencarnamos, e daí vem a nossa Verdadeira Vontade.

 

Ela é equivalente à Kether, a primeira esfera da Árvore da Vida, o grande Uno, o princípio criador, o Deus-Pai, só que digamos numa oitava menor. Carrega dentro de si a fagulha divina de Kether, e nós aqui em Malkuth, o mundo físico, temos como objetivo chegar à Tiferet para realizarmos o nosso propósito.


Kether é o Pai e Tiferet é o Filho (ninguém chega ao Pai se não pelo o filho) e não é à toa que uma das grandes figuras que simbolizam essa esfera é Jesus, assim também como todos os grandes heróis das histórias, os protagonistas e os grandes deuses solares. É representada por grandes nomes como Buda, Krishna, Mitra, Osíris, Dionísio, Oxalá e muitos outros. Tiferet é o centro da Árvore da Vida assim como o sol é o do sistema solar, por isso é simbolizada também pelo Sol, e dele adquire tanto sua virtude, a magnanimidade, quanto seu defeito capital o Orgulho.   

“O Sol é o ponto central de nossa existência. Sem o Sol não haveria o sistema solar. A luz do Sol exerce um papel importantíssimo no metabolismo, ou processo vital, das criaturas vivas, e toda a nutrição das plantas verdes depende dele. Sua influência está intimamente ligada à das vitaminas, o que é comprovado pelo fato de certas vitaminas poderem ser utilizadas para suplementar a sua ação. Vemos, por conseguinte, que a luz solar é um fator muito importante em nosso bem-estar; poderíamos ir mais longe e dizer que ele é essencial à nossa existência e que nossa associação com o Sol é muito mais íntima do que compreendemos.

 

 O símbolo do Sol no reino mineral é o ouro, puro e precioso, que todas as nações concordaram em chamar de metal solar e reconhecer como metal precioso a unidade básica de troca. O papel exercido pelo ouro na política das nações excede bastante a sua utilidade intrínseca como mental. O ouro é, ademais, a única substância na Terra que é incorruptível a imaculável. Ele pode embaçar devido à acumulação de impurezas em sua superfície, mas o metal em si, ao contrário da prata a do ferro, não sofre alteração ou decomposição química. Nem a água consegue corroê-lo.

 

 O Sol é para nós o Dador de Vida e a fonte de todo ser; é o único símbolo adequado de Deus Pai, que pode apropriadamente ser chamado de Sol atrás do Sol, sendo Tiphareth, na verdade, o reflexo imediato de Kether. É por meio da mediação do sol que a vida se originou na Terra, e é por meio da consciência tipharética que entramos em contato com as fontes da vitalidade e as assimilamos, tanto consciente quanto inconscientemente.”

– A Cabala Mística, Dion Fortune

 

Tiferet é considerada uma das esferas mais importantes de toda a Árvore da Vida. Ela é o ouro dos alquimistas. Para um Mago ou um Iniciado é nela que conhecemos o nosso Sagrado Anjo Guardião e descobrimos a nossa Verdadeira Vontade. Mas Tiferet não é o ponto final de nossa jornada. Ela é a esfera na qual descobrimos o nosso propósito de vida, o nosso verdadeiro Eu, e depois dessa descoberta temos que nos tornar o que descobrimos e trilhar o caminho de nossa Verdadeira Vontade, senão terá apenas o conhecimento do que pode ser e continuará sendo a mesma pessoa, fazendo as mesmas coisas, cometendo os mesmos erros e se lamentando do motivo de sua vida ser tão difícil, complicada e fútil.

 

Bem, não tenho como me aprofundar mais aqui sem adentrar na kabbalah e ainda continuar sendo básico na explicação, e esse não é o intuito desse texto, portanto em um texto futuro eu me aprofundo nesta esfera. Finalizando então, Tiferet é o que devemos alcançar, entender e nos tornarmos. É a nossa Verdadeira Vontade, é a nossa Essência mais pura e livre das máscaras do ego, possui em si a fagulha do Divino e uma vez que conseguimos chegar à Tiferet estaremos cumprindo o nosso dever com nós mesmos e com o nossa missão aqui, e assim como o Sol começaremos a irradiar luz que vem de nossa Essência Divina para todos ao nosso redor, pelo simples fato de estarmos sendo nós mesmos. 

 

 

No que você acredita invista, persista e nunca desista! Rumo à Tiferet!

 

 

Referências:

A Cabala Mística, Dion Fortune

Imagem da Árvore da Vida autoria de Hod Studio

 

 Confira também: Tiferet, nossa Essência Divina - Kabbalah Hermética

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página