A Justiça - Para Toda Ação Há Uma Reação - Tarot


 

Texto de Zayin

 

“Na balança da justiça

O coração tem que pesar

Tão leve quanto uma pena

Para o equilíbrio encontrar.

Eu sou a justiça da vida,

A força que não pode ser impedida.

Sou a reação,

Sou os ajustes.

Comigo tudo se pagará,

E assim a minha justiça enfim acontecerá.”

 

A concepção de justiça para a consciência humana é muito subjetiva. Decisões podem ser vistas como justas para alguns e para outros não. Cada pessoa tem sua própria ideia do que seria uma decisão justa, e por isso nem todos concordam com algumas decisões. Mas enquanto a justiça humana pode por vezes errar, a divina jamais irá falhar.

O arcano de número XI é A Justiça, figura essa de fácil compreensão para todos. Ela é a representação de uma força maior que rege a vida. É a lei da causa e efeito, implacável, imparcial, rigorosa, mas justa. Ela age para corrigir o que está causando o desequilíbrio na vida, e com sua espada corta os excessos do que causa isso.

Ela incita a caminharmos num caminho de retidão e justo. Um chamado para ajustar o que é necessário, pôr ordem onde há caos, e assim encontrar o justo equilíbrio na vida. Não à toa, Waite enumera este arcano como número 11, localizado no meio dos 22 Arcanos Maiores.

Com uma balança nas mãos, a figura central está a buscar o equilíbrio já dito, mas também a pesar nossas ações, e assim tomar uma justa decisão. Ela é o arcano da ação e reação, de uma justiça não só humana, mas também divina.

Apesar deste arcano abordar a ideia de justiça divina, numa tiragem ele também pode falar sobre o nosso próprio senso do que é justo, de nosso viés de julgamento, e com isso fazer um chamado para que possamos notar se nossa justiça é de fato justa, ou então se há a falta dela. 

A figura presente no tarot de Waite faz uma alusão ao Rei Salomão, um grande sábio no quesito de ser justo. O véu atrás dele tampa o fundo da imagem, mostrando que por trás ele encobre uma força maior que não podemos ver, e essa é a força que rege a justiça divina.

Diferente das famosas representações da justiça em que são feitas com os olhos vendados, aqui temos o personagem central observando, representando os olhos que enxergam as ações, e mais do que isso, enxergam também as intenções. Não há mentiras, ilusões, falsidades que enganem a verdadeira justiça divina, portanto, recebemos uma decisão justa para nos colocarmos no caminho da retidão, sendo cortado aquilo que não nos serve e dado aquilo que precisamos, mesmo que não queiramos.

A Justiça, do ponto de vista de uma Força Maior (entenda como uma lei divina), está indicando que decisões maiores que você ou qualquer outra pessoa está sendo tomada, ou que já foi. Você está ou receberá aquilo que é justo, do ponto de vista do divino ou da lei da ação e reação. Logo, dependendo de sua situação e pergunta, este arcano diz que o mais justo ocorrerá, você gostando ou não. E caso ocorra da situação necessitar uma decisão sua, reflita bem sobre seu senso de justiça para tentar ser o mais justo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página