Introdução à Kabbalah


É com muita satisfação que retorno neste ano de 2018 para o blog, e trazendo no primeiro post dele o projeto sobre Kabbalah que estava preparando. Aqui irei tratar exclusivamente sobre a Kabbalah Hermética ou Mística como preferir. A princípio, o que irei apresentar aqui não será nada muito profundo que você terá de bater cabeça para entender. Está bem simples. Teremos uma introdução bem básica sobre a Kabbalah falando sobre sua origem, vertentes, seu objetivo, os 4 mundos da criação, a estrutura da Árvore da Vida e então entramos nas esferas e seus caminhos. Tudo o que estará nesse projeto é um estudo com base nos diversos e mais famosos estudiosos sobre o assunto e com referências bibliográficas para você buscar. Então vou começar explicando um pouco sobre a Kabbalah, sua origem, objetivo e vertentes. Vamos lá.


 


A palavra Cabala em hebraico significa “Receber” ou “Recepção”, ou seja, a raiz dela está baseada nesta ideia de “recebimento”. É um conhecimento passado de mestre a discípulo por gerações. Podemos encontrar a palavra Cabala sendo escrita normalmente de 3 formas: Cabala, Kabbalah e Qabbalah.

Tanto a letra “C” quanto a letra “K” possuem uma letra em hebraico como igual (Kaph). Em suas versões mais antigas, e um pouco na atual, esta letra hebraica lembrava uma mão recebendo algo. Seu próprio significado literal, em hebraico, é “mão”.


 

Letra Kaph. Observando-a percebemos que ela se assemelha um pouco a um recipiente.  

 

Já a letra “Q” teria como versão hebraica a letra Qoph. Essa letra é encontrada na palavra hebraica “Qabal”, que significa “receber”. Então as 3 formas de se escrever estão corretas, uma vez que trazem à tona a ideia de receber. A forma de escrevê-la irá depender do autor. Eu irei usar a escrita Cabala para me referir à Cabala Judaica e a escrita Kabbalah quando tratar da Kabbalah Hermética.

 

A Cabala propriamente dita vem do Judaísmo, embora estudantes relatem que sua origem seja mais antiga que isso atribuindo-a a outros povos. A Cabala é uma vertente mística da religião judaica, assim como no cristianismo se tem a gnose e no islamismo o sufismo.

 

Mas afinal, para que serve o estudo da Cabala?

Seus ensinamentos visam uma melhor compreensão sobre o Universo material e imaterial, a natureza física e metafísica de todas as coisas e sobre nós mesmos. Seu estudo é responsável pela expansão de nossa consciência, podendo assim nos elevar a novos patamares de compreensão a respeito da natureza oculta que nos cerca, e até usar isso a nosso favor. É uma sabedoria que investiga a Natureza Divina. Ela nos mostra em detalhes como navegar por esses meios a fim de eliminar todo caos, dor e sofrimento. Seu propósito é trazer a clareza, compreensão e liberdade.

 

A Cabala Judaica dedica-se a chegar ao êxtase e a união com Deus através da meditação e da oração. No século 19, Eliphas Lévi e Papus trouxeram a Cabala para a cultura cristã, que ficou conhecida como Cabala Cristã, e foram eles um dos principais estudiosos do meio ocultista que popularizaram a correspondência que existe entre o Tarot e Cabala. A Cabala Cristã atingiu seu auge nas Ordens Martinistas e Rosacruzes. E temos em seguida a Golden Dawn que descobriu, ao estudar o material rosacruz, muitas correspondências entre o misticismo egípcio, a magia enoquiana e a cabala. Assim surgiram rituais que usavam elementos que vinham de tradições diferentes de forma harmônica, eficaz e eficiente. A essa vertente foi dada o nome de Kabbalah Hermética. 

 

A Kabbalah Hermética ou Mística é uma forma mais moderna da Cabala. Por ela se é capaz de atingir diversas correspondências existentes, pois a Árvore da Vida atinge diversos fractais e pode englobar várias coisas. Então para fins de correspondências astrológicas, trabalhos mágicos, psicologia, mitologia, dentre outros, se tem a Kabbalah Hermética como auxílio.

 

Seus principais livros são da tradição judaica, como o Tanakh, Torah e Talmude, e os outros são o Sepher Yetizarah, Sepher Zohar e Sepher Raziel. Israel Reggardie em seu Livro “O Poder da Magia” diz o seguinte sobre o Sepher Yetzirah: 

 

“Ali, certas ideias são sistematicamente atribuídas ao sistema básico de números de um a dez. Além disso, cada uma das vinte e duas letras do alfabeto hebraico é trabalhada do mesmo jeito - ideia muito inteligente, quando se lembra que as letras hebraicas são, ao mesmo tempo, números. A soma total dos dez números e das vinte e duas letras forma os trinta e dois Caminhos de Sabedoria, como são chamados, e representa a "Árvore da Vida".

 

 A cada um desses Caminhos, o antigo Livro de Formação atribui planetas, signos zodiacais, nomes divinos, elementos, direções no espaço, etc. Isto é feito de modo a formular os rudimentos de um sistema de arquivo. Posteriormente, gerações de estudiosos e estudantes, empregando esse sistema básico, acrescentaram uma complexa série de dados adicionais. Nela se incluem informações da mitologia grega e egípcia, material meditativo derivado do Taro, informação baseada em experiência mística (visionárias e extáticas), um conglomerado de sons, cheiros e cores - perfumes, joias e, significativamente, também dados científicos modernos. Disso resultou um sincretismo significativo.”

 

A Cabala é dividida em 4 categorias:

 

Cabala prática: trata da magia cerimonial

 

Cabala dogmática: que compreende toda a literatura e o sistema

 

Cabala literal: trata das letras e dos seus valores numéricos. Aqui ela se divide em três: a gematria, notariqon e ternura

 

Cabala oral: se ocupa com a atribuição dos símbolos às esferas da Árvore da Vida.

 

 

As principais funções da Cabala é trazer a luz às questões como:

 



-O Ser Supremo, Sua natureza e atributos

-A Cosmogonia

-A criação dos anjos e do homem

-O destino dos homens e dos anjos

-A natureza da alma

-A natureza dos anjos, dos demônios e dos elementais 

-O simbolismo transcendental dos numerais

-Os peculiares mistérios contidos nas letras hebraicas 

-O equilíbrio dos contrários

 



Em breve abordaremos a estrutura da Árvore da Vida. Até.

  

 

Referências bibliográficas:

O Poder da Magia, Israel Regardie

Cabala Revelada, Arthur McGregor

Curso Kabbalah Hermética, Daemon Editora

Por que Cabala? Disponível em http://cabalamoderna.blogspot.com.br/2014/10/por-que-cabala.html

Introdução Disponível em http://cabalamoderna.blogspot.com.br/2014/10/introducao.html

Imagem da Árvore da Vida autoria de Hod Studio

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página