A Estrutura da Árvore da Vida

 

Esta é a Árvore da Vida, Otz Chiim. Como dá para perceber ela possui 10 esferas chamadas de sephirots, que é o plural da palavra sephirah, e 22 caminhos interligados entre elas formando triângulos ou tríades.

 

Árvore da Vida – Autoria Hod Studio


As esferas se localizam no meio de 3 pilares chamados de Pilar da Severidade, Pilar do Meio ou do Equilíbrio e o Pilar da Misericórdia. Até o atual momento, creio eu, que esse modelo da Árvore da Vida seja o mais completo para se trabalhar com a Kabbalah Hermética, pois nela estão associados os números, os planetas, os nomes de Deus, as letras hebraicas, os signos, símbolos alquímicos e cores, o que ajuda bastante na compreensão de um determinado caminho ou esfera.

 

Os Pilares

 

 


               Os pilares representam 3 grandes princípios: o da atividade; o da passividade; e do equilíbrio. O pilar da direita (passividade) e o da esquerda (atividade) são complementares, existe uma dinâmica entre eles, encontrando seu equilíbrio no Pilar do Meio.


Os 22 Caminhos

 

        Os 22 caminhos são enumerados do 32 ao 11, sendo representado na Cabala pelas 22 letras hebraicas. As letras hebraicas não são como o nosso alfabeto. Elas são símbolos, são representações de ideias que servem para serem meditadas e incorporadas em nós, contendo em si um valor numérico usado na gematria.


Na Kabbalah Hermética podemos encontrar nos 22 caminhos outras simbologias que ajudam a compreender melhor os caminhos, como os símbolos alquímicos, astrológicos e o tarot. Cada caminho representa um Arcano Maior, começando pelo O Mundo no caminho 22, o caminho de Tav, e terminando no caminho 11, o caminho de Alef, representado pelo O Louco.


As 10 Esferas

 

        Nesta tabela encontra-se o nome das esferas, sua tradução e sua numeração correspondente.

 

As Esferas

Definição

Número

Kether

A Coroa

1

Hochma

Sabedoria

2

Binah

Entendimento

3

Chesed

Misericórdia

4

Geburah

Força

5

Tiferet

Beleza

6

Netzach

Vitória

7

Hod

Glória

8

Yesod

Fundação

9

Malkuth

O Reino

10

 

 

A Sephirah Oculta

 

Chamada de Daath, o Conhecimento. Presente na representação da Árvore da Vida no Pilar do Meio, entre Kether e Tiferet. Essa é uma esfera que está e não está presente na Árvore. Ela é o véu que separa o manifesto do imanifesto. Ela será explicada mais à frente. Por hora só é preciso saber que é uma esfera que não está presente na Árvore da Vida, mas é essencial abordá-la para compreensão da mesma. Então ela acaba se fazendo presente embora não esteja.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página