Os 4 Mundos da Criação


Para entender os 4 mundos da criação é preciso antes entender que a Árvore da Vida é tanto Macrocósmica quanto Microcósmica. Com isso podemos trabalhar com vários fractais de entendimentos de determinada coisa. Mas o que isso quer dizer?

 

No modelo da Árvore da Vida você pode entender os processos de criação e produção de algo seja material, psicológico ou de conceitos abstratos. Podemos pegar emprestado da música a ideia das oitavas, no qual uma nota, Dó, por exemplo, pode ser reproduzida em sons mais graves ou agudos utilizando das oitavas. Isso significa que uma coisa (entenda “coisa” como algo) pode se desdobrar em outros níveis.    

 

Para os cabalistas esse desdobramento se dá em 4, que são os Quatro Mundos da Criação, e são eles:

 

Atziluth, O Mundo Arquetípico

Briah, O Mundo da Criação

Yetzirah, O Mundo da Formação

Assiah, O Mundo da Ação

 

E o que esses 4 Mundos significam?

Uma esfera, segundo os cabalistas, não pode ser entendida em um único Plano, por isso ela se desdobra em 4. Com isso acaba-se tendo 4 Árvores da Vida, embora ela seja uma só, podendo ser entendida em 4 níveis.  

 

Podemos expressar a ideia dos 4 Mundos por meio de dois modelos:

 

1- Cada Mundo contém uma Árvore da Vida, e no final dela encontra-se o início de outra Árvore em outro Mundo. Por exemplo, a última esfera dela é a primeira de outra, ou seja, Malkuth, a 10ª esfera, do Mundo de Atziluth seria Kether, a 1ª esfera, do Mundo de Briah, e assim por diante.

 


2- O segundo modelo para expressar os 4 Mundos seriam dividi-los em quatro segmentos na Árvore, onde cada um tem em si algumas esferas.

 


Em Atziluth, encontramos a tríade suprema: Kether, Hochma e Binah

Em Briah, encontramos: Chesed, Geburah e Tiferet

Em Yetzirah, o triângulo inferior: Netzach, Hod e Yesod

Em Assiah: Malkuth

 

As correspondências dos 4 Mundos

 

O livro “A Cabala Mística” de Dion Fortune, é um dos primeiros livros que quem busca estudar cabala entra em contato. Em cada esfera ela descreve correspondências que se você não entender o motivo delas elas podem parecer meio aleatórias à primeira vista, mas há um claro motivo para acontecerem.

 

Primeiramente, cada esfera pode ser representada pelos 4 naipes do tarot dos arcanos menores. Aqui entendemos a ideia de que cada esfera existe nos 4 mundos utilizando essa correspondência.

 

Utilizamos também os 4 elementos. Fogo para Atziluth, Água para Briah, Ar para Yetzirah e Terra para Assiah.  

 

           Em Atziluth, o Mundo Arquetípico, Deus age diretamente sem intermediários, e por isso a esse Mundo são associados os 10 Nomes Divinos, os nomes de Deus.

 

Em Briah, o Mundo da Criação, encontramos os Arcanjos, cujos nomes exercem um papel importante na magia cerimonial.

 

Em Yetzirah, Mundo da Formação, encontramos os chamados Coro ou Hostes Angelicais.

 

Em Assiah, O Mundo da Ação, encontramos os Chakras Cósmicos.

 

 

Referências bibliográficas:

 

A Cabala Mística - Dion Fortune

Cabala Prática - Charles Fielding

Os quatro Mundos e a Luz Infinita – Disponível em  http://cabalamoderna.blogspot.com.br/2014/10/os-quatro-mundos-e-luz-infinita.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página