A Dinâmica na Árvore da Vida


Vou abordar um pouco da dinâmica que está presente no modelo da Árvore da Vida, para que no decorrer de futuros textos você possa entender melhor ela como um todo.

 

A Descida da Árvore: O caminho do relâmpago




Pelo caminho do relâmpago, começamos em Kether e percorremos todos os caminhos começando pelo de número 1, O Louco, até chegarmos na última esfera, Malkuth. 

 

Nesse caminho temos a descida da Consciência Divina tomando forma até chegar ao plano físico, Malkuth.

 

A Subida da ÁrvoreO caminho da serpente

 



Pelo caminho da serpente, começamos em Malkuth e daqui abrimos a porta para o caminho 32, o caminho de Tav, O Mundo, e começamos a nossa jornada à ascensão.

 

Essa subida representa a evolução e reintegração. Vamos nos elevando aos poucos, conhecendo, aprendendo e assim transformando e evoluindo o nosso Ser até chegarmos à Kether um dia.

 

 

As Tríades

 




Encontramos na Árvore da Vida 3 tríades principais:

A Primeira Tríade: Conhecida também como a Tríade Suprema, presente nela as esferas de Kether, Hochma e Binah. 




Aqui temos Kether, a unidade, dando origem à Hochma, o Pai, e à Binah, a Mãe.

 

A Segunda Tríade: Contém Chesed, Geburah e Tiferet.

 

 

 



A Terceira Tríade: Contém Netzach, Hod e Yesod. 



 

            A segunda e terceira tríade consistem em dois pares de esferas opostas e complementares, uma ao lado da outra, que juntas dão origem a uma terceira, abaixo delas. As principais tríades são essas, mas ainda podemos ir além. Podemos formar outras tríades para entender os caminhos da kabbalah entre as esferas, e assim entender as várias nuances da Árvore da Vida.

 

Uma Tríade com Malkuth, Hod e Yesod para entender a dinâmica dos caminhos de Tav, Shin e Resh.

 


Uma Tríade com Malkuth, Yesod e Netzach para entender a dinâmica dos caminhos de Tav, Tzaddi e Qof.


Entender as esferas faz com que possamos compreender melhor os caminhos presentes entre uma e outra, e assim tirar melhor proveito dos ensinamentos da kabbalah para aplicá-los em nossas vidas, nos levando ao autoconhecimento e consequentemente ao aprimoramento de nosso Ser. E não só isso, mas também ver tudo o que nos cerca com um novo olhar.

 

Os ensinamentos da kabbalah serão melhores aproveitados quando começar a entender sobre as esferas e os caminhos, portanto nos próximos posts irei começar a falar sobre eles. Aguardem ;)

 



Referências bibliográficas:

Kabbalah Hermética – Marcelo Del Debbio

Cabala Prática – Charles Fielding

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página