Humildade ao se expressar

Texto de Zayin


Presunção e equívoco: a mistura perfeita para demonstrar o quão alguém pode se tornar idiota.”  

 

Que atire a primeira pedra aquele que nunca respondeu algum comentário presunçoso e equivocado de alguém numa rede social ou no Youtube. Já faz um tempo que parar pra ler comentário de alguma coisa pode se tornar algo muito estressante. Seja por tamanha burrice, presunção, gente que se acha dono da verdade absoluta, haters e demais coisas que vemos. Conheço muitas pessoas que abandonaram redes sociais por causa disso. Eu mesmo fui uma delas há um tempo. Só uso a trabalho.


Uma das piores coisas que tem hoje na internet são os comentários. Muitas vezes não dá pra segurar a vontade que temos de responder alguém, mas a questão toda é como responderemos. Humildade ao se expressar. É isso que quero trazer a vocês.


Não adianta descer o nível ao responder alguém. Não se combate fogo com fogo. Paciência e humildade são as chaves para lidar com isso. Inclusive elas são as Virtudes Capitais para se combater o defeito capital da Ira.

Certa vez li um comentário de uma pessoa num vídeo que perguntava se a Ordem Rosa Cruz acreditava em encarnação, pois ela era contra a ideia e somente Jesus era o salvador de todos. Eu respondi ao comentário dela explicando que sim, da forma mais humilde possível e com toda a paciência do mundo, ainda apontando que muita gente tem uma visão de encarnação errônea e que não era dentro desse contexto que a encarnação era vista na Ordem. A pessoa rejeitou de tudo que é maneira a ideia, ela se estressou ao comentar o que respondi. Super normal isso acontecer hoje em dia né. Eu respondi novamente da forma mais humilde possível, e explicando melhor sobre o que comentei anteriormente assim como o comentário dela. Conclusão, no fim a pessoa acabou se abrindo nos comentários sobre o que estava acontecendo na vida dela e o motivo deste ponto de vista de sua parte. Acabamos entrando em contato por e-mail para que eu pudesse responder melhor suas questões. Ela era apenas uma pessoa com seus dias difíceis, suas dificuldades e crenças pessoais limitantes, mas se mostrou um ser humano assim como todos nós. Foi super grata pela minha paciência e humildade de ajudar o questionamento dela.


Foi uma grande lição para minha vida saber que agir assim nos abre muito mais portas do que de outras maneiras. Uma pena que tempos depois outras pessoas nos nossos comentários caíram em cima dela, não tendo a menor humildade para saber lidar com outro ser humano. Agora se eu tivesse agido como elas eu não teria ajudado outra pessoa a lidar com seus problemas, esclarecer suas dúvidas, ensinar uma visão nova, retirar certas crenças limitantes e trazer um pouco de luz e equilíbrio para a vida dela.


Ajudar é muito melhor que atacar. Críticas são válidas apenas se oferecerem uma solução para os problemas. Caso contrário não é construtivo. E se não ajudarmos a construir algo melhor nesse mundo todas as coisas que vemos hoje de ruim continuarão.


Se expressar com humildade é saber como falar, como tratar, como respeitar alguém e manter a dignidade de ambos num diálogo. E isso, meus amigos, vão lhe abrir diversas portas. As melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal tanto pra gente quanto pros outros vem da humildade.  




Pense num mestre lama. Aquela forma serena de se expressar e sábia ao mesmo tempo dele remete bem o que quero dizer. Você certamente daria muito mais atenção e confiança em alguém que age assim do que alguém presunçoso que gosta de corrigir os outros e se exibir. A paciência, serenidade, a confiança no que fala e acima de tudo a humildade ao lidar com outra pessoa são virtudes a serem desenvolvidas em cada um de nós.


Utilize desse arquétipo de mestre lama para agir com mais humildade ao se expressar e lidar com outro ser. Incorpore essas virtudes. Digo-lhes que é gratificante demais a resposta que obtemos assim.


Se expresse com humildade.

 

No que você acredita invista, persista e nunca desista! Rumo à Tiferet!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página