A luz da compreensão - Resh, o 30º Caminho - Kabbalah Hermética




Título: O Sol brincalhão

Inteligência: Inteligência Coletiva

Localização: Entre Hod e Yesod

Significado: Cabeça

Valor Gemátrico: 200

Anjo: Rafael

Qliphot: Raflifu

Cor: Laranja

Incenso: Canela

Animais: Leão, águia

Pedras: Jacinto amarelo

Plantas: Girassol, louro

Árvores: Loureiro

Correlação: Sol

Correspondência no corpo humano: Sistema circulatório

Tarot: O Sol

Símbolos: Lamen, talismã

Rituais: O estudo da personalidade



Resh é 30º Caminho da Árvore da Vida. Conecta a esfera de Hod (intelecto/razão), à Yesod (fundamento/ilusão). Para entender o significado desse caminho é preciso se aprofundar um pouco mais sobre o que significa essa conexão entre Hod e Yesod.  


Aqui temos os processos mentais de Hod dando uma “vestimenta” às formas abstratas de Yesod. Devemos lembrar que Yesod é também a esfera das ilusões, o que vemos nela não é totalmente verdade. As imagens que Yesod nos mostra são iluminadas pela luz da lua, e a lua não tem luz natural, ela apenas reflete a luz do sol. E esse é o ponto de extrema importância para entender o caminho de Resh.


Para compreendermos as imagens abstratas de Yesod devemos recorrer à Hod para trazermos forma a elas e assim visualizarmos o que elas são. E para isso recorremos ao 30º Caminho. Mas o Caminho de Resh traz mais compreensão do que isso. Ele traz o ENTENDIMENTO por trás do simbolismo de algo.


O sol é a correspondência do 30º Caminho. Hod recebe influências da esfera de Tiferet, que representa a nossa verdadeira essência, e essa influência reflete diretamente no caminho de Resh. Então ele é iluminado por Tiferet por meio de Hod. É a luz de nossa verdadeira essência passando por em Hod para iluminar o que vemos nas abstratas e confusas imagens de Yesod.  


 

Tríade formada por Tiferet, Hod e Yesod. 


Em Resh temos o simbolismo e o significado de algo, seu entendimento, trazido à luz da razão. Vamos utilizar um exemplo: 


 


 O Sol na astrologia está ligado ao signo de leão. O glifo desse signo é uma forma dada por Hod para representá-lo, mas por trás de todo símbolo há um significado. Entender a energia desse signo irá lhe trazer a compreensão dele, logo o glifo do signo de leão não será apenas uma forma vazia e sem significado para você. Ao estudá-lo obterá seu entendimento. E isto é Resh: a luz da compreensão. Você pode dizer que seu signo é o de Leão, mas você realmente entende o que ele significa? Entende o que essa energia quer dizer? Senão você não está utilizando o caminho de Resh.


A psicologia remete bem a essência do 30º Caminho. Por meio dela podemos entender o significado por trás de algo em nosso psicológico que nos influencia sem sabermos o motivo aparente. Os processos mentais/psicológicos do nosso ser podem ser vistos e entendidos por ela. Não é à toa que a palavra Resh significa cabeça.

   

A interpretação dos sonhos também se encaixa dentro do caminho de Resh. Ao analisar um sonho tentamos trazer lógica aos acontecimentos dele. Sonhos esses vindos de nosso subconsciente (Yesod) que ao serem analisados pela razão e lógica (Hod) podem ser compreendidos profundamente. 


No Tarot, o Arcano O Sol está ligado ao 30º Caminho. A figura do sol é utilizada por diversas culturas desde a antiguidade representando a Essência Divina, o Eu Superior, a Divindade presente em nós. Na alquimia, o sol, é equivalente ao ouro dos alquimistas. Na astrologia, o sol é o planeta que representa a nossa essência.    


Aleister Crowley escreveu o Liber Resh Vel Helios. Praticamente uma dedicação ao 30º Caminho. Uma instrução de adoração do Sol, quatro vezes ao dia, com o objetivo de preparar a mente para a meditação, e assim criar uma relação consciente com o centro do nosso sistema, para estudantes avançados realizarem um contato Mágico com a energia espiritual do Sol e, assim, invocar a sua real força.


  


As ilustrações no tarot de Waite e no tarot mitológico deste Arcano traduzem um pouco a essência do caminho de Resh.


 

Arcano O Sol de Rider Waite


No tarot de Waite temos uma criança sorridente segurando uma bandeira em cima de um cavalo branco, e atrás dela se estende um jardim murado com girassóis e uma figura do sol brilhando em todo seu esplendor. Alguns tarólogos dizem que esse jardim está em forma de um labirinto. O labirinto atrás dela representa toda complexidade de uma situação, seja qual for o campo de atuação dela, no qual após conseguir sair dele você se liberta, chega à compreensão de algo, à resolução de algum problema, o sol brilha para você novamente. A criança representa a pureza de nosso ser, pois a nossa essência é pura. Os girassóis estão correlacionados ao caminho de Resh também, pois durante sua fase de crescimento eles seguem apontando para o sol. E temos também a figura do sol para reforçar a ideia da essência divina, pura e vitalizadora. E esses símbolos traduzem a ideia desse Arcano. Magnanimidade, vitória, luz e clareza. É o nosso sol interior iluminando nossos passos e por vezes as pessoas ao nosso redor. 


 

 Arcano O Sol no tarot mitológico


No tarot mitológico temos a figura do Deus Solar Apolo. Vemos presente em sua cabeça uma coroa de louros, simbolicamente ela representa um vencedor. Atrás dela há uma coroa de disco solar. Em uma mão carrega uma lira e na outra um arco. Apolo é o deus da música, conhecimento e da profecia. Conta seu mito que ele saiu em busca de um lugar para construir seu santuário. Por gostar desde pequeno de montanhas e lugares alto, pois se sentia feliz em ambientes assim, escolheu uma montanha para isso. E nela residia uma besta, uma serpente chamada Píton. Ele a derrotou com seu arco e flecha. Construiu seu santuário nessa montanha e o chamou de Delfos, e lá estabeleceu seu oráculo, uma sacerdotisa chamada Pitonisa. A figura do deus Apolo representa a força consciente que dissipa toda escuridão e medo ao nosso redor. Com seus raios de luz ilumina nosso caminho que pouco conseguíamos enxergar, mas que após ser iluminado nos mostra os passos certos que devemos dar.


Alguns oráculos se encaixam no caminho de Resh também. Aqueles que estabelecem uma conexão entre o inconsciente e um sistema lógico e codificado por um alfabeto ou figuras para interpretação das mensagens vindas dele, como as runas, o tarot, i ching e a cartomancia.  



  


                              


O Sefer Yetzirah diz que Resh é a Inteligência Coletiva.


“O 30º Caminho é o da Inteligência COLETIVA e os astrólogos deduzem por meio dela o juízo das estrelas e dos signos celestiais e desenvolvem suas ciências de acordo com as regras do movimento das estrelas. Resh compreende e dá forma para as visões de Yesod.”


 Quando estamos alinhados com o nosso centro, com a nossa essência que tanto falo aqui, temos a compreensão do que somos e do caminho a seguir. Unindo nosso intelecto em Hod para compreender e tomar as melhores decisões junto da intuição que muitas vezes nos guia presente nas imagens de Yesod, por vezes confusas e ilusórias, mas que nelas residem certa verdade, pois são um reflexo de Tiferet. 


Resh é o caminho que nos traz a luz, nos traz a compreensão e entendimento para tomarmos as melhores escolhas e decisões que nos levarão para vitória e felicidade do que almejamos.



Referências Bibliográficas:

Kabbalah Hermética – Marcelo Del Debbio

Curso Kabbalah Hermética Daemon Editora

O Tarot Mitológico – Juliet Sharman-Burke e Liz Greene

Liber Resh Vel Helios – Disponível em http://www.thelema.com.br/espaco-novo-aeon/livros/liber-resh-vel-helios/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página