Abra espaço para o novo! A limpeza de primavera

Texto revisado e reeditado em 10/01/2023

 

Texto de Zayin



A limpeza de primavera é uma famosa tradição em diversos países do mundo. Não se tem uma origem exata de quando ou onde surgiu, mas está presente em diversas culturas. Para os judeus, por exemplo, próximo ao período do Pessach, eles procuram fazer essa limpeza se livrando de todos chamêts, produtos fermentados que são proibidos durante esse período para seu povo.

Uma possível origem também que é dita viria do ano novo persa, o Irinian Nowruz, chamada de celebração Noruz. Ela ocorre há pelo menos 3000 anos estando ligada às raízes dos ritos e tradições do zoroastrismo, e é observada em diversos povos. É celebrada em todo o Irã e em países do Oriente Médio, e também em toda a Ásia Central. No primeiro dia de primavera é realizado o khooneh tekouni ou Khanetekani, expressão que significa “chacoalhar a casa”, no qual as casas são limpas e arrumadas durante os últimos dias de inverno para a chegada do novo ano e para dar boas-vindas à primavera.


Altar dedicado à celebração de Noruz


No hemisfério norte, a chegada da primavera ocorre durante o mês de março. Se observarmos essa chegada dentro do contexto de um povo, uma sociedade ou tribo que viveram há muitos anos, ela simbolizava o fim de um rigoroso inverno no qual as suas casas ficavam fechadas durante toda essa estação. Era um período que não havia plantio e nem colheita, e com o frio intenso do inverno, só bastava a esses povos ficarem no calor do interior de suas casas.

A primavera é o renascimento da vida na natureza, ela é o marco do início de um novo ano ou do início de uma nova fase em diversas culturas. E com isso, esses povos que ficavam recolhidos durante o inverno, com o clima já não tão frio assim por causa da primavera, podiam finalmente voltar aos poucos à vida no campo e ao mundo afora. E recebiam a chegada da primavera de braços abertos, pois ela trazia renovação e esperança de dias mais quentes, assim como o preparo do terreno para o plantio que lhes dariam a colheita para sua futura alimentação e comércio. Já no hemisfério sul o clima é outro na maioria dos lugares e a primavera ocorre em setembro, mas o simbolismo da chegada dela se mantém.



A Terra passa por ciclos, e eles são permeados de “energia”. O clima fica diferente, literalmente. Há uma força presente no ar durante determinados períodos ou datas nos quais podemos aproveitar para sincronizar com esses ciclos da Terra, e assim trabalharmos para fortalecer e transformar quem somos, e por que não também pedirmos coisas?! Lançar pedidos e desejos que vão ganhar muito mais forças do que se feitos em outras ocasiões é uma ótima maneira de tentar conquistar algo que queira. 

Mas estamos falando ainda da chegada da primavera, e aqui é a fase que ocorre a preparação para ela através da limpeza e arrumação, que pode ser bem mais do que uma simples faxina. Se analisar bem essa limpeza, ela pode ser feita não só dentro do contexto físico, mas também como psíquico.

Quantas coisas você possui que não tem mais significado em tê-las? Quantos apegos materiais você não consegue se desfazer mesmo que esses objetos não contribuam mais em nada na sua vida? Sim, eu sei que é ótimo termos objetos que nos remetem à boas lembranças, mas o quanto isso lhe deixa preso(a) ao passado que não te permite olhar para um novo futuro?

Essas coisas precisam ser analisadas em seu interior. Pergunte-se se realmente precisa reafirmar quem você é com o acúmulo de coisas materiais que estão lá sem ter a menor utilidade. Quem você já foi um dia pode sim ser importante e ter sua relevância, mas quem você quer ser e vai ser no futuro é mais ainda.

Não estou lhe dizendo para se livrar de tudo que possua e adotar o minimalismo, mas procure manter para si apenas aquilo que lhe é necessário, e o que não é se desfaça. Abra espaço para o novo! Por isso a limpeza de primavera é tão importante dentro do ponto de vista hermetista.

 Somos seres em constante transformação, portanto não se prenda às coisas que não lhe sirvam mais ou que não possuam mais valor. E isso vale pra vida como um todo. Aproveite esse período que antecede a chegada da primavera para doar roupas, fazer uma boa faxina em casa, livrar-se ou doar tudo aquilo que não lhe tem mais utilidade. Desapegue-se do velho para que o novo possa nascer novamente.  

No que você acredita invista, persista e nunca desista! Rumo à Tiferet!

 


Referências bibliográficas

Limpeza da Primavera. Disponível em https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1174368/jewish/Limpeza-da-Primavera.htm

Como surgiu a famosa tradição da limpeza de primavera. Disponível em https://falauniversidades.com.br/como-surgiu-a-famosa-tradicao-da-limpeza-de-primavera

Noruz. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Noruz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página