A ponte para outro mundo - TAV, o 32º caminho - Kabbalah Hermética

Letra Tav em Hebraico



Título: O Pantáculo Completo

Inteligência: Inteligência Administrativa

Localização: Entre Yesod e Malkuth

Significado: Cruz ou marca

Gematria: 400

Anjo: Tzaphkiel

Qliphot: Thantafaxath

Cor: Roxo

Incenso: Estoraque

Animais: Crocodilo, Boi

Seres Lendários: Gnomos

Pedras: Ônix, Sal, Safira

Plantas: Hera, Arruda, Cipreste

Árvores: Freixo, Espinheiro, Carvalho

Correlação: Saturno

Correspondência no corpo humano: Esqueleto

Tarot: O Mundo

Símbolos: Pantáculo

Rituais: Atingir um estado alterado de consciência

 

 



 

                                               O caminho de Tav                              

Tav ou Tau é o 32º caminho da Árvore da Vida. É o caminho pelo qual iniciamos a jornada pelo mundo do nosso subconsciente e psiquismo até chegarmos à Yesod. Da mesma maneira que todo aspecto sutil e psíquico presente em Yesod pode se encaminhar por Tav para sua manifestação em Malkuth.   


É o caminho de inícios em que começa o processo de iluminação pela subida na Árvore da Vida, e também de finais, pela descida dela, no qual a iluminação dos Planos mais elevados atinge Malkuth. É caminho dos estados alterados de consciência e também de transição, pois se viaja do plano denso ao sutil, que por sinal não é algo fácil. Muitos têm dificuldade nessa transição. A mente de alguns não conseguem desacelerar ou ter foco em algo como, por exemplo, meditar. E se Malkuth é a porta que nos separa do nosso subconsciente e do psiquismo de Yesod, Tav é a ponte que nos leva até ela.

 


Bifrost, a ponte do arco íris. A ponte que conecta dois mundos.

A esfera de Malkuth, o mundo físico, é a esfera dos 4 elementos. E com isso podemos tirar uma lição muito importante: ou você domina a esfera de Malkuth ou é dominado por ela. O que quero dizer com isso é que para passar por Tav é necessário ter o domínio dos 4 elementos. Você não terá sucesso em passar pelo 32º caminho e realizar o contato com Yesod se durante a tentativa deixar suas emoções te tirarem do eixo, se deixar sua mente tagarelar e pensar em diversas coisas que te distrai, se sua vontade é estar fazendo outra coisa ao invés do que se propôs a fazer, e claro, se teu corpo físico está adequadamente confortável e preparado para o devido trabalho.  Por isso os primeiros exercícios de muitas Ordens Iniciáticas visam trabalhar o domínio dos 4 elementos em nós mesmos. 



Meditar é uma ótima maneira de dominar os nossos 4 elementos e levar nossa mente à outro estado


Tav é regido pelo planeta Saturno. Na astrologia ele é conhecido por restringir certas coisas na vida e essa restrição aqui se pode entender como aplicar a disciplina, pois somente uma mente disciplinada, em plena harmonia e equilíbrio é capaz de trilhar esse caminho. Saturno exige essas qualidades em você para que o percorra, pois nenhum trabalho, seja ele interno ou ritualístico, que envolva contato com o nosso interior será bem sucedido sem aplicá-las.  





O glifo ou símbolo de Saturno representa a cruz da matéria (realidade) sobre a alma, representando a natureza material do homem reinante. O Arcano correspondente a esse caminho é O Mundo.   





“O 22º Arcano retrata a uma jovem desnuda, com uma grinalda, dançando dentro de um oval, envolta em um tecido que forma a letra Kaph, cuja parte inferior encobre o sexo que é masculino; essa jovem é hermafrodita. A forma oval representa a serpente mordendo sua cauda. Nos cantos estão os quatro seres do apocalipse: o homem, o leão, o touro e a águia, que simbolizam os quatro graus que conduzem a unidade. Na tradição oriental, a dança de Shiva tem o mesmo sentido. Este Arcano representa a reconciliação de todos os elementos do universo em perfeita harmonia. Assim como a água extingue o fogo, o ar alterará a estabilidade do fogo, a terra absorve a água, estes são os elementos em seu estado caótico em que um destrói o outro que procura sua projeção. Assim é o estado dos elementos com relação a nosso presente grau evolucionário: nossa mortalidade. O domínio total dos pensamentos e as emoções coordenarão a condição caótica do relacionamento dos elementos entre si, atuando cada um corretamente em sua esfera da ação, sem interferir no desempenho do outro elemento. Isto corresponderá a nossa imortalidade, quando então nós não necessitaremos desencarnar de um veículo gasto, para encarnar com sofrimento em um outro, a fim continuar ascendendo na escala vertical da evolução. Esse que superou os elementos dentro de si, será o senhor dos elementos da natureza externa.”  - Kabbalah Hermética, Marcelo Del Debbio



O significado de Tav é cruz ou marca. É interessante notar que a primeira etapa num Ritual Menor do Pentagrama (RMP) é fazer a cruz hermética, pois ela serve para estabelecer e abrir um canal com a parte astral. A cruz não é um símbolo unicamente religioso, seu significado é bem mais do que ela representa no cristianismo. A cruz Franciscana conhecida como cruz de Tau, a cruz malta usada pelos templários, a cruz da Rosa-Cruz, o cruzeiro das almas, todos esses exemplos demonstram que a cruz é um sinal de ligação com o outro lado além da matéria. Para finalizar esse assunto, perceba que antes de orar o Pai Nosso muitos fazem o sinal da cruz recitando a famosa trindade “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, esse é um exemplo de uma simples ritualística de reverência e conexão com o Divino. 






       
             Seu símbolo é o pantáculo. Não confundir com pentáculos, esses são um pentagrama no meio de um círculo. Pantáculo são pontes de energia entre o mundo físico e astral.

 



O Arcanjo desse caminho é Tzaphkiel, também é escrito como Zafiel, Zofiel, Ezequiel, Zafkiel, entre outros, por conta disso é muito confundido com outros anjos. Seu nome significa "Conhecimento do Senhor". Ele é o chefe da ordem dos Tronos e um dos 9 anjos que governam o Paraíso; também um dos sete arcanjos. Ele é associado ao planeta Saturno. Cornelius Agrippa diz que esse arcanjo é governante deste planeta.


O Sefer Yetzirah diz que "O Caminho 32 é chamado de Inteligência Administrativa, pois ele direciona e interliga os movimentos dos sete planetas, colocando todos em seu caminho correto". Com isso pode-se entender que abaixo das 3 Supremas, Kether, Hochma e Binah, estão as 7 esferas com suas correspondências planetárias que no microcosmo representam a nossa atual encarnação, e como todas elas se interligam criando uma dinâmica, onde será direcionada pelo caminho de Tav para sua manifestação em Malkuth.


Os estados alterados de consciência costumam ser um meio para atingir o caminho de Tav. Esses estados tem como função fazer nosso cérebro trabalhar em ondas alfas ou tetas, pois elas são um ótimo canal de conexão com nosso interior e para trabalhar com aspectos mais sutis dele, assim como estabelecer um contato, impressões ou insights com forças Divinas.


A meditação é o exemplo mais clássico desse meio. Podemos citar também o uso de mantras, cantos, o uso de enteógenos (desde que utilizado em meios ritualísticos como, por exemplo, Ayahuasca), contemplações, sons binaurais e até mesmo o esgotamento físico após algum exercício pesado. Eles nos desligam das coisas externas a nós, fazendo-nos focar em nosso interior, criando uma ponte de ligação com nossa psiquê.



Chá de Santo Daime dado em um ritual, conhecido também como ayahuasca


Foi dito que Tav é o portal, e ele pode ser tanto de entrada quanto de saída. O começo ou o fim da jornada. Mas devemos nos lembrar de que o fim nunca é o final de algo, ele é apenas o início de algo novo. O fim de uma jornada é o começo de outra.

 



Referências bibliográficas:

 

Kabbalah Hermética - Marcelo Del Debbio

Curso EAD Kabbalah Hermética - Daemon Editora

Saturno - Disponível em http://www.mapaastral.org/192-saturno/

Arcanjo Jofiel­ – Disponível em https://leituraespiritual.com/arcanjo-jofiel/

Zafiel – Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Zafiel

Imagem do caminho de Tav autoria de Hod Studio



9 comentários:

  1. Amigo, tudo bem, Tav é o portal para o plano astral, mas como colocar isso em prática? Concentrando, meditando na letra Tav? Falar, falar que Tav é a chave para acessar o plano astral e não mostrar como fazê-lo não adianta nada. Tenha paciência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio. A ideia do texto é poder entender um pouco sobre o caminho de Tav e dos simbolismos correspondentes a ele e não ensinar um passo a passo de como acessar o Plano Astral, até pq cada pessoa tem sua própria maneira para isso.

      Experimentar Tav é se desligar desse mundo, é levar sua mente a outro lugar, seja por meditações, meditando sobre a letra tav como os cabalistas fazem, ou entoando mantras, entre outras coisas que irá fazer sua consciência se desligar daqui do plano físico.

      Acessar o Plano Astral é elevar sua consciência a esse nível, oq se encaixa também no caminho de Tav. Eu não vou e nem posso ensinar um passo a passo de como acessá-lo, existem diversos livros e sites que ajudam a isso, mas este não é o intuito aqui, não nesse texto, tá bem meu amigo :)

      Excluir
  2. Olá Zayin , por gentileza ,poderia ditar onde encontro rituais do Tav? Estou passando por momentos complicados, e acho que estou atravessando este caminho. Quero muito aprender a me conectar com essa energia. Como você disse que não vai ensinar .....Me ajude a encontrar onde tem . Obrigada !! Shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nancy. Então, se vc se refere a rituais da maneira que estou pensando (ritos cerimoniais ou cultos) em específico para Tav, eu desconheço. Na verdade, nunca ouvi falar em ritual dedicado unicamente esse caminho. Oq temos na verdade são processos que nos desconectam do mundo objetivo q são representados por Tav. Ele é a energia presente no meio que vc utiliza para se conectar a seu mundo interior, seu subconsciente ou inconsciente, e ao que chamamos de Plano Astral, o que Yesod representa. Se vc quer vivenciar mais dessa energia experimente alguns dos meios apresentados no texto para isso, e a partir deles capte a sensação que isso gera, assim vc saberá qual é o meio que te conecta mais fácil com ela.

      Materiais disponíveis na internet sobre os caminhos da cabala são bem difíceis de se encontrar, ainda mais materiais que os tratam de maneira prática. Oq posso te indicar em relação a livro é um do Charles Fielding chamado Cabala Prática, tem uma parte nele que te leva a experimentar Tav através de uma visualização.

      Excluir
  3. Oi Zain, me expressei mal ,quanto a rituais. Eu deveria dizer como meditar neste caminho. Encontrei aqui no seu site ,algo sobre isto. Aliás gostei muito, e comecei assistir Avatar. Obrigada pela dica do livro ,vou buscar para ler. Voce é um ser iluminado, me ajudou muito ,quando encontrei seu site....Acalmou meu coração que estava atordoado. Tenho projetos futuros em trabalhar com os caminhos e também ajudar os que procuram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente, nancy. Fico muito feliz que algo aqui no blog possa ter te ajudado. Estou longe de ser um ser iluminado rs, apenas trilho minha jornada aqui pra tentar ser o melhor que consigo, assim como todos também podem tentar. Vc vai ver que é menos complicado do que parece captar a essência do caminho de Tav e meditar nela. Sucesso em seus futuros projetos, e como digo em meus textos "No que você acredita invista, persista e nunca desista! Rumo à Tiferet"
      ;)

      Excluir
  4. Muito Obrigada, por sua atenção Zayn... Para mim ,você é um ser iluminado sim. E eu preciso muito de um favor seu . Coloque meu nome em suas orações, vou fazer uma cirurgia em Dezembro e estou com muito ,mas muito medo. Vou retirar meu utero. Se houvesse como eu entrar em contato com você, através de um email e passar nome completo....Seria ótimo. Mas tudo bem ,o que vale é a intenção. Me desculpe o incômodo, mas através de seus textos me senti um pouco iluminada ,neste momento que pra mim ,tem sido difícil. Gratidão 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande um email para rumoatiferet@gmail.com que incluirei vc em minhas orações. Abraços.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo texto, trabalho incrível eu achei. Você está juntando duas tradições à hebraica e Tarô. G.O,M no seu livro arcanos maiores do tarô, disse que primeiro aumentamos nossa consciência, depois manifestamos nossa vontade. Quanto ao comentário se existe um ritual específico sobre Tau, eu fiquei com a pulga atrás da orelha para os rituais iniciáticos que usam a árvore da vida como o sistema operacional do RITO. É velado, á arvore da vida, mas o retorno da alma ao paraíso e os caminhos que ela utiliza no retorno. Arcanos menores do sutil para o denso, arcanos maiores do denso para o sutil acontece. Não sou erudito, somente um aprendiz filho da viúva.

      Excluir

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página