O Sabbat de Beltane

 

Update: Revisão e novos itens acrescentados ao texto.

Texto postado em 02/11/2020




  Beltane é o Sabbat realizado no meio da primavera. Aqui estamos no meio do caminho para a chegada do verão e nos preparando para ele. O sol começará a ganhar cada vez mais força para atingir seu ápice no solstício de verão, quando acontece o Sabbat de Litha.

Em Beltane se celebra a fertilidade, a volta da luz, pois a parte de Sombra da Roda do Ano já passou, e também a união da Deusa com o Deus, do princípio feminino com o masculino, e com isso, celebra-se também o amor.


Enquanto que em nullOstara abrimos espaço para o novo e começamos a preparar o terreno para a fertilidade que desejamos atingir, e também plantamos as sementes que nos darão os frutos que esperamos, em Beltane é chegado o momento em que o poder do Sol se une aos campos férteis da mãe natureza, e assim as sementes plantadas começam a ganhar força para nascerem e crescerem.  

 

O festival de Beltane

O Sabbat de Beltane é derivado de uma antiga festividade celta, o festival druida do fogo, e ele era dedicada ao deus Belenus (Bel, Beleno), deus do sol e fogo, cujo nome significa “deus brilhante”. Nesse festival era costume acender as fogueiras de Beltane (o fogo de Bel) para iluminar o caminho para o verão e aumentar a fertilidade nos animais, nas sementes e nas casas [¹]. Acendiam-se duas fogueiras para as pessoas passarem entre elas, assim como gados e outros animais, com o objetivo de serem purificados e limpos de energias negativas.


Um dos elementos mais conhecidos nesse Sabbat é o maypole, o mastro de Beltane, simbolizando o falo do deus. Esse mastro era ornado por fitas coloridas que eram trançadas nele enquanto as pessoas giravam dançando ao seu redor. Esse era um ato que simbolizava a união do feminino com o masculino e o grande poder fertilizador do deus, pois as fitas coloridas, representando os desejos que temos que queremos que sejam férteis e cresçam, uniam-se ao princípio fertilizador, representado pelo falo do deus.

Com a primavera no seu ápice em Beltane, ele se torna um dos Sabbats mais alegres, no qual se era comemorado com danças, jogos, banquetes, muito divertimento e até mesmo a realização do ato sexual de maneira sagrada, no qual o homem incorporava o Deus e a mulher a Deusa, e por meio do ato sexual representavam a fertilidade e a união do masculino com o feminino.   

Beltane é tradicionalmente celebrado no hemisfério sul no dia 31 de outubro ou 1º de novembro, e no hemisfério norte no dia 30 de abril ou 1º de maio, ou então, dependendo da tradição e vertente, também pode ser celebrado durante os dias que se passam entre o meio da primavera.

 

Elementos de Beltane nas festas de São João

Alguns elementos da festividade de Beltane estão também presentes nas festas de São João, como é o caso da fogueira, do mastro de fitas e do casamento do noivo e da noiva. Pra entender o motivo disso primeiro é preciso saber que os festivais de Beltane eram originalmente realizados no hemisfério norte nas ilhas britânicas, que se estendeu pela Europa. Essa tradição migrou para Portugal, onde foi assimilada pela religião católica popular e transferida para o mês de junho [²], mês que é comemorado o nascimento de São João.

Como dito anteriormente, a fogueira de Beltane era acessa para iluminar o caminho para o verão e também para purificar pessoas, animais e até objetos. Além de passar entre a fogueira de Beltane, também era costume pular por cima dela, e esse foi um elemento que foi incorporado nas festas de São João.



O mastro de fitas está presente também nas festas juninas. As pessoas escolhem uma cor de fita, que dependendo de qual, simboliza o amor, paz, alegria, etc. E giram ao redor do mastro as trançando enquanto dançam. As fitas coloridas também estão associadas a São João Baptista.




O casamento do noivo e da noiva está meio óbvio já que Beltane simboliza o casamento do Deus com a Deusa, e que dentro da tradição pagã, a união deles era representado também pelo ato sexual, mas não o ato sexual vulgar que temos hoje, pois em Beltane o homem e a mulher incorporavam o Deus e a Deusa e o ato sexual era símbolo da união deles e da fertilidade disso.

Depois de cristianizado pela igreja, esse elemento se transformou em um casamento fictício do noivo e da noiva, e o curioso é que até o início do século XX o casamento realizado na noite Dia de São João junto à fogueira era visto como um sacramento e, portanto, válido perante a sociedade e a Igreja. Os noivos, na presença dos pais, dos padrinhos, pessoas da família e convidados faziam o juramento de união. [³]


O altar de Beltane

O neopaganismo vem ganhando força, reacendendo a chama da celebração à natureza, e com isso diversas vertentes neopagãs buscam trazer elementos das celebrações dos Sabbats para os dias de hoje. Com isso se há muitas particularidades na maneira de se comemorá-los. Portanto seja na wicca ou em outras vertentes do neopaganismo, cada uma terá sua própria maneira de se celebrar, cultuar, montar seus ritos e altares dos Sabbats, mas todas carregam a essência de cada um deles.

Geralmente um altar de Sabbat é composto por elementos da estação em que estamos, e que tenham haver com ela. No livro Wicca A Feitiçaria Moderna a autora cita alguns elementos que podem compor um altar.

Alguns exemplos de elementos usados nesse sabbat:

 

Ervas e plantas

-Angélica

-Freixo

-Cinco-folhas

-Margarida

-Olíbano

-Hera

-Lilás

-Malmequer
-Barba-de-bode

-Prímula

-Rosas

-Aspérula
-Primavera amarela

 

Incensos

-Olíbano

-Lilás

-Rosa

 

Velas

-Verde escuro

-Pares de velas representando o princípio da polaridade, preta e branca, prata e dourada, etc.

 

Pedras

-Esmeralda

-Cornalina laranja

- Safira

-Quartzo rosa

  

Comidas

-Frutas vermelhas em geral (atenção especial para morango e cereja)

-Salada de ervas

-Amêndoa

-Demais comidas afrodisíacas, já que Beltane trata também sobre a união das polaridades e sobre o sexo

-Bolo redondo de aveia ou cevada

Existe uma curiosidade interessante no livro Wicca A Feitiçaria Moderna sobre o bolo em relação a Beltane:

“Na época dos antigos druidas, os bolos de Beltane eram divididos em porções iguais, retirados em lotes e consumidos como parte do rito do Sabbat. Antes da cerimônia, uma porção do bolo era escurecida com carvão, e o infeliz que a retirava era chamado de “bruxo de Beltane”, e tornava-se a vítima sacrificial a ser atirada na fogueira ardente. Nas Terras Altas da Escócia, os bolos de Beltane são usados para adivinhação, sendo atirados pedaços deles na fogueira como oferenda aos espíritos e deidades protetores.”

 

Bebidas

-Vinho rosado ou tinto

-Catuaba

 

            Aqui não irei abordar o ritual de Beltane, pois como já foi dito, existem diversas formas de se cultuar e celebrar esse Sabbat. Portanto minha proposta é que você busque qual você se identifique, goste e se sinta bem fazendo.

 

Beltane sob perspectiva hermética 


O objetivo de meu olhar hermetista sobre os Sabbats é conseguir perceber em como a natureza e seus ciclos conversam com nossas vidas e quais lições podemos tirar disso através de seus mitos, cultos e celebrações.

Comemorar Beltane é trazer a força da fertilidade para nossas vidas, e isso se dá aqui nesse Sabbat com a união do divino em nós, do conseguir encontrar o equilíbrio de nossas polaridades, pôr mais empenho em nossos desejos e metas para vê-los crescerem. Então cultive com amor, carinho e dedicação as sementes (potenciais, projetos, ideias, relações) que quer ver sendo férteis e grande, pois agora é a hora disso.  

 

Referências bibliográficas:

[¹] Wicca A Feitiçaria Moderna, o livro das ervas, magias e sonhos – Gerina Dunwich

[²]Dia de São João. Reunião de tradições de várias culturas. Disponível em: http://www.jornalatribuna.com.br/dia-de-sao-joao-reuniao-de-tradicoes-de-varias-culturas-e-religioes/

[³]Festas juninas, culturas pagãs cristianizadas. Disponível em: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/festas-juninas-cultura-paga-cristianizada/

Beltane. Disponível em: https://sagradofeminino.qoya.shakti.org.br/beltane/

Casamento em Beltane. Disponível em: https://projetomayhem.com.br/casamento-em-beltane/

Beltane 2017. Disponível em: https://projetomayhem.com.br/beltane-2017/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página