O Eremita - O Sábio Que Existe No Silêncio Interior - Tarot


 

Texto de Zayin

 

 

“Às vezes é melhor ficar só,

E se afastar de tudo

Pra então de longe ver melhor.

E me isolar para conseguir introspecção,

E numa busca interior

Encontrar uma iluminação.

Pois no silêncio encontro as respostas

Da experiência e sabedoria

Na bagagem de anos que carrego em minhas costas.

E mesmo em meio a escuridão que nubla a minha mente

Tenho uma luz que ilumina

Os caminhos a minha frente.”

 

 

Há sempre momentos na vida que é necessário um recolhimento. Deixar a agitação da vida de lado e passar um tempo consigo mesmo, e ser capaz de pacientemente analisar o que é necessário para este momento nela. As respostas para as dúvidas, aflições e indecisões que tanto lhe afligem já não podem ser mais encontradas no mundo, mas somente dentro de si. 

O Arcano de número IX é O Eremita, o arcano da busca interior. Quando é preciso um olhar mais amplo e sábio sobre alguma situação de sua vida, faz-se necessário a atitude do recolhimento, do afastamento e do silêncio. Não será em meio ao caos da vida cotidiana e social que encontrará as respostas que tanto bate a cabeça para achar, mas ao se afastar diretamente do que lhe aflige, assim como o Eremita, será possível ver coisas que até então não podia.

O Eremita se isola no topo de uma montanha, não para fugir dos problemas, mas para obter uma ampla visão de uma situação, assim ele a vê do alto e não mais do meio dela. E isso lhe dá o poder de enxergar coisas que antes não podia, e com isso compreender melhor o que precisa ser analisado e feito.

Ele é a figura de um sábio, aquele clássico sábio ou mestre que se isolou do mundo e detém os melhores e mais belos conhecimentos e ensinamentos, tanto que é representado por um velho barbado, e a barba é um sinal de sabedoria adquirida com o tempo. É o arcano da busca interior porque é na sabedoria que ele possui das experiências que obteve na vida que se encontram as respostas para seus questionamentos. Respostas essas que só podem ser encontradas dentro de si, pois se elas surgem no seu interior, então será nele que elas também estarão. Por isso, uma das palavras-chave desse arcano é introspecção.

Este arcano pede um momento a sós consigo mesmo. Indica a necessidade de olhar para seu íntimo e aprender mais sobre você mesmo, sobre sua existência. Ele pede um trabalho de via interior, que por vezes pode ser solitário, e por isso é preciso se atentar para não cair no isolamento.

O Eremita se afasta das coisas mundanas e se recolhe para conseguir um melhor entendimento sobre sua natureza existencial, mas ele retorna à vida no mundo após esse momento de introspecção e não vive num eterno isolamento. Por isso, atente-se se no atual momento você não está se isolando demais das pessoas e do viver a beleza da vida, pois se isolar por muito tempo acaba sendo mais prejudicial do que benéfico.

Ele carrega em sua mão uma lanterna, que não ilumina tudo ao seu redor, mas somente um pouco o caminho a sua frente, que já é o suficiente para saber onde pisar, mostrando que possui uma luz como guia, luz essa que pode ser representada pela sua força interior ou por um mestre que ilumina seu caminhar, mas que não trilha o caminho por você, e sim deixa mais claro o chão onde vai pisar. E com o cajado na outra mão firma seu passo em sua jornada.

Então a síntese do arcano do Eremita, dentro da visão do sábio no alto das montanhas, é a de alguém que precisa se afastar de tudo um pouco, ter um momento para reflexões e introspecção. Na sua figura de velhinho representa alguém que possui a experiência necessária para compreender melhor seus questionamentos, e por isso ele é um sábio e também um buscador. É a representação da prudência, da paciência, da sabedoria, da experiência, da maturidade, de um trabalho que requer tempo e de aperfeiçoamento, pois em essência ser sábio representa tudo isso.

Aqui se inicia uma busca interior dentro de ti, e o arcano pode estar lhe pedindo tempo para refletir melhor sobre você ou sobre uma situação. E mesmo que as coisas não estejam claras no momento, existe uma luz que iluminará seus passos nesse processo. E enfim terminará essa busca achando a resposta que precisa no mesmo lugar que ela começou: dentro de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página