A Força - O Poder de Ser Forte - Tarot


Texto de Zayin

 

“Dentro de mim existe um poder 

Que controla todo o meu Ser. 

É mais do que força de vontade, 

É a força que vem do meu Eu de Verdade. 

Guiado por uma força maior  

Eu sei que não estou só. 

Tenho o poder para resistir 

Toda tentação que vem até a mim. 

E com a minha força interior 

Irei enfrentar o que for.” 

  

Afinal, o que é ser forte? É algo que poderia ser resumido em força física? Óbvio que não. Essa aptidão não pode ser só resumida física, emocional ou mentalmente. Ser forte é possuir a capacidade de lidar com os desafios e dificuldades que a vida impõe sem que esses não te tirem do seu eixo, caso contrário quem passa a comandar o seu Eu é o ego arbitrário, sujeito aos defeitos da personalidade que temos. Um ego capaz de trazer à tona os nossos demônios e a liberar a fera maléfica que reside em nós.   

Todos nós estamos sujeitos às influências, para bem ou para mal, do nosso ego. Apenas para conceituá-lo aqui e para que compreenda a maneira que ele é abordado nesse texto, entenda o ego como personagem/a máscara que você vive para o mundo, com seus aspectos positivos e negativos. Já o ego arbitrário como um personagem que com o tempo ofusca o brilho de sua essência, trazendo à tona todos os defeitos de uma máscara social para o seu Ser sem que você note, podendo agir tão inconscientemente dentro de ti que nem se dará conta do quanto ele lhe é prejudicial e lhe afasta de seu Verdadeiro Eu.   

Se existe algo que pode domar a fera do ego arbitrário, esse algo é a pureza de nossa Essência, pois nela reside um poder. Um poder que nos dá força para controlar nossos instintos prejudiciais. Uma força que guia nossa essência para se expressar no lugar do ego.  

O Arcano de número VIII se chama A Força. Como o próprio nome já diz, ele traduz a força interior de nosso Ser. É o poder que temos em sermos fortes em diversas situações da vida, nos condicionando a superar os desejos do ego em ser prejudicial de algum modo a nós.

Por vezes a vida sempre irá nos colocar numa situação delicada, num momento difícil, irá exigir um tremendo autocontrole, que caso não tenhamos fará o pior de nós vir à tona. É nesses momentos que esse Arcano aparece pra te dizer “Calma! Respire, olhe pra dentro de ti e encontre sua força interior, pois agora você precisa dela!”.   

A ideia de força nesse Arcano pode estar representando a força interna, a força de vontade, uma força divina, de forma geral é uma força que é necessária possuir para ultrapassar algum desafio. Ela é representada no tarot de Waite pela donzela, que calma e suavemente abre a boca do feroz leão, mostrando que é por meio da influência divina, da nossa Essência, que se vence o ego arbitrário, e não à toa essa donzela usa uma vestimenta de cor branca, representando a pureza da essência sendo guiada pelo divino, simbolizada pela lemniscata, uma fonte de poder infinita que o representa.  

Mas caso não tenhamos ou consigamos encontrar essa força, o que irá controlar o nosso ser é o ego, mais especificamente os defeitos do ego arbitrário. Raiva excessiva, impulsividade, a incapacidade de controlar seus instintos primitivos, tudo isso vem à tona quando não há essa força interna. E obviamente torna tudo mais difícil e prejudicial para nós, sendo um dos pontos mais negativos desse arcano: a sua agressividade. 

O leão é um animal de símbolo solar. O sol possui como defeito o orgulho, e como virtude a magnanimidade, portanto deixar o ego arbitrário tomar o controle é puramente a força do orgulho, veja o orgulho aqui como algo negativo, inclusive ele é um dos Defeitos Capitais. Mas é com a magnanimidade que mostramos a excelência de nosso ser, de nossas qualidades, daquilo que temos de melhor em nós, e ser magnânimo é mostrar a pureza e beleza de nossa Essência Divina.  

O ponto chave do Arcano A Força é o domínio sobre as emoções e instintos que possuímos por meio de uma força maior que nós, e com isso adquirimos o controle, o verdadeiro equilíbrio da pureza da essência e do ego que possuímos. Ego e essência podem ser aliados, agora se isso vai ser um acontecimento suave ou difícil aí depende de cada um. O quão forte é a voz de sua essência para domá-lo e agir em conjunto? O quão forte é a presença do Divino em você para domar o leão do ego e te tornar alguém melhor?  

O exercício para encontrar e fortalecer essa força interior que possui deve ser constante, pois só assim, quando surgirem os momentos complicados e difíceis da vida, haverá uma maior chance de sua Essência, da Força Divina, de sua magnanimidade, falarem mais alto do que seu ego arbitrário que só agirá para te prejudicar. Então quando esse Arcano surgir, pare um pouco, respire fundo, perceba que o momento te pede para ser forte, para ter força. Analise bem se é com o ego ou com seu Verdadeiro Eu que quer agir ou se já está agindo. De onde vem a força que te impulsiona a agir?  

O Arcano A Força te diz para aguentar, e você pode fazer isso de duas maneiras, ou com a força de sua Essência que torna tudo mais fácil e o desafio mais suave, ou com a força do ego, uma força mais feroz e mais difícil de se domar. Então reflita bem e pergunte-se: O que em essência me torna forte? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página