O Sabbat de Imbolc

 


Quando o inverno chega em sua metade, é chegado o momento da celebração do Sabbat de Imbolc. Aqui é a época no qual o frio começará a ficar menos intenso, e é também o ápice do inverno. Com isso temos a certeza de uma coisa: de que ele está chegando ao fim e que dias mais quentes estão por vir com a chegada da primavera.

O sol está retornando, ficando aos poucos cada vez mais forte. Em países que no inverno é costume nevar e o gelo tomar conta de tudo, começará o processo de degelo nesse período, e assim a terra dará início ao processo de crescimento do verde na natureza.



Imbolc é uma antiga festividade pagã comemorada pelo povo celta. No hemisfério norte é comemorado entre 1 e 2 de fevereiro, já no hemisfério sul normalmente entre 30 de julho a 2 de agosto. Lembrando que as datas de comemorações dos sabbats não são fixas nos dias tradicionais estipulados, e elas podem ser alteradas para datas próximas a essas para fins de uma maior experiência proposta por diferentes religiões ou caminhos espirituais que as celebram.

 

Um festival sobre fortalecimento e purificação

 

Na época em que ocorre Imbolc é também o período em que os animais começam a produção de leite e as ovelhas amamentam seus cordeiros. Outro nome dado para Imbolc é Oimelc, termo esse classificado por um glossário etimológico irlandês como “leite de ovelha”. Portanto, no conto para narrar o ciclo da Roda do Ano aqui no blog, o deus Sol/a criança da promessa nascida em Yule, está no processo de amamentação em Imbolc, se fortalecendo e crescendo cada vez mais.

Temos em Imbolc um sabbat de celebração do fogo, apesar de ainda ser inverno e o tempo estar frio. Era costume para os povos antigos realizar uma espécie de procissão à luz de archotes pelos campos antes da estação de plantio chegar, com o intuito de purificá-los para as futuras sementes que seriam plantadas, e também para agradecer aos deuses.

Era costume também acender velas pela casa para lembrar de que o sol está retornando e que dias mais quentes estão por vir. Lembrando que no contexto de um antigo povo do hemisfério norte que viviam rigorosos invernos sob o gelo, essa era uma época para se comemorar, pois metade dele já se foi e agora começaria o processo de preparação para a vida que em breve retornaria à natureza.


Isso também é uma metáfora para dizer que em Imbolc começa o fortalecimento da voz de nossa Essência, representada aqui pelo deus sol, e a partir de então olhar para o que precisamos nos livrar do que nos impede de crescer, e assim sermos guiado pela nossa Verdadeira Essência, que aqui quer cumprir sua Grande Obra, e, portanto, abrindo espaço para o nosso crescimento nesse processo de purificação. Mas isso não sem antes realizar uma das maiores tradições desse sabbat: a limpeza para a chegada da primavera.

Em alguns países essa limpeza de primavera é uma tradição que perdura já há incontáveis anos, e normalmente ocorre em março no hemisfério norte e em setembro no hemisfério sul, mas dentro dos sabbats essa limpeza já começa em Imbolc. 


Limpeza e purificação


Se você mantiver sua casa com janelas fechadas por muito tempo perceberá que há um certo acúmulo de carga no ambiente, como se o “clima” ficasse mais pesado. Uma casa precisa ser arejada, é preciso renovar o ar, tirar a poeira e sujeira acumulada, ou seja, é necessária uma limpeza, portanto, essa é uma época de talvez fazer aquela faxina que a casa esteja precisando, de jogar fora ou doar o que não lhe serve mais, livrar-se do desnecessário para abrir espaço para o necessário, para o novo. Esse é um verdadeiro ritual de limpeza e purificação. Não só de ambiente, mas também do corpo.

Tome aquele banho para purificar-se utilizando ervas de limpeza como arruda, alecrim, guiné, dentre outras. Ou aquele simples banho mais demorado apenas para curtir a temperatura da água ideal para você (mas com consciência, ok?! Não vamos desperdiçar).

E lembre-se que o fogo também tem o poder de ser purificador, uma dica que deixo é queimar certos objetos que possuam uma carga negativa ou pesada pra você, e com isso livrar-se dessas correntes de lembranças ruins que possam lhe fazer mal. 

Livre-se do velho, abra espaço para o novo, abra espaço para a luz que iluminará o melhor de você e de seus potenciais.

 

A deusa Bright

 

Vinda direto da mitologia irlandesa, Bright é uma famosa deusa tríplice do fogo. Costuma ser cultuada em Imbolc por algumas religiões pagãs. Uma deusa que em suas três facetas rege o domínio do fogo, da cura, da poesia, do lar, da sabedoria e até mesmo da forja. Com sua chama ela ilumina os caminhos, protege dos perigos, aquece o coração, inspira os poetas, purifica o ser, dá esperanças. Não à toa é a Senhora de Imbolc. Nos contos arturianos diz se que a Excalibur foi forjada pela Dama do Lago com o fogo de Bright. Ela foi sincretizada com a Santa Brígida pelo catolicismo quando começou o processo de cristianização na Irlanda.

 

Cruz de Santa Brígida


Candlemas ou Apresentação do Senhor

 

Candlemas (Festa da Candelária ou festa das velas), dia conhecido também como Apresentação do Senhor, é uma celebração vinda do catolicismo que tem suas origens na festividade pagã de Imbolc. É uma data que relembra o rito de purificação da Virgem Maria feito quarenta dias após o nascimento de Jesus Cristo, e da apresentação dele no templo ao Senhor para cumprimento de um preceito hebraico. Aqui no hemisfério sul a data de Imbolc e dela não batem, pois a data desta festividade é dia 2 de fevereiro. Porém, é interessante notar que essa é outra das diversas datas festivas que bebem um pouco das fontes dos sabbats.



Elementos do Sabbat de Imbolc

 

       Altar de Imbolc


Abaixo alguns exemplos de elementos que podem compor um altar dedicado ao Sabbat de Imbolc:

 

Ervas e plantas:

-Salvia

-Camomila

-Erva cidreira

-Canela

-Sândalo

-Lavanda

-Alecrim

-Louro

-Hissopo

-Hortelã-Pimenta

-Angélica

 

Incensos:

-Manjericão

-Mirra

-Glicínia

-Louro

 

Velas:

-Branca

-Vermelha

-Laranja

 

Pedras:

-Ametista

-Ônix

-Ouro

-Granada

-Turquesa

 

Comidas:

-Pão

-Mel

-Frutas secas

-Grãos

-Gengibre

-Pudim

-Canjica

-Raízes

-Queijo

 

Bebidas:

-Leite e seus derivados

-Cidra

-Cerveja de trigo

-Vinho tinto e branco

-Iogurte

-Suco de uva e laranja

 

Como já disse em textos anteriores referentes aos Sabbats, aqui no momento não ensino nenhum ritual para celebração deles, pois existem diversas vertentes que os celebram e cada um com suas particularidades. Apenas proponho a quem queira celebrá-los que pesquise sobre os diversos rituais de celebração que existem e busquem os que te fazem sentir bem ou que sinta afinidade. 

 

Imbolc sob perspectiva hermética 

Os Sabbats compõem a Roda do Ano e nos mostram que, assim como a natureza, nossas vidas também possuem ciclos, e por meio deles podemos nos sintonizar com ela e assim aprender os ensinamentos dessas passagens. 

Aqui em Imbolc devemos relembrar da chama da esperança que nasceu em Yule. Apesar de ainda estarmos na fase de sombra da Roda do Ano, e esse ser um período no qual a introspecção rege, uma parte real de nossa essência começa a crescer, querendo ganhar cada vez mais força, assim como o sol, nos mostrando que podemos ser mais, que a vida pode ser mais.

É época de olharmos para dentro e conseguir enxergar o que já não nos serve mais, o que nos impede de crescer, e se desfazer dessas amarras. É época de limpeza, de purificação, tanto interna quanto externa. Se certas estruturas já não servem mais, então vamos demolir para reconstruir uma nova, abrindo assim espaço para plantar novas sementes em nossas vidas. Sementes essas que iremos querer ver crescer, mas não sem antes nos livrar do que as impediriam disso.

Que a chama que aquece o seu coração fique cada vez mais forte, alimentando assim a sua essência para que ela se expresse com todo fervor, dando sentido à existência de sua vida por meio da expressão do seu Verdadeiro Eu e das obras que dele provêm.

           No que você acredita, invista, persista e nunca desista! Rumo à Tiferet!

  

Referências Bibliográficas:


- Wicca A Feitiçaria Moderna, o livro das ervas, magias e sonhos – Gerina Dunwich 

Apresentação de Jesus no Templo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Apresenta%C3%A7%C3%A3o_de_Jesus_no_Templo

- Apresentação do Senhor. Disponível em: http://www.arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/apresentacao-do-senhor

Deusa Brighid, Brigid ou Brigit. Disponível em: http://cantinhodosdeuses.blogspot.com/2012/02/deusa-brighid-brigid-ou-brigit.html

- History of Imbolc. Disponível em: https://www.learnreligions.com/history-of-the-pagan-holiday-imbolc-2562118

Imbolc. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imbolc


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página