Aprenda a Desenvolver a Paciência

            Texto postado em 03/05/2019 – Revisado em 01/06/2022


Texto de Zayin 


Quando você pede para ter paciência o que espera receber? Como espera se sentir? O que você entende sobre o que é a paciência?

Com essas perguntas inicio este texto. Vou te ensinar aqui a aplicar a paciência em sua jornada, seja lá qual for o campo que necessite dela. Mas primeiro venha comigo entender um pouquinho mais sobre ela.

Quando perguntei sobre o que você entende o que é a paciência provavelmente essas duas ideias se passaram em sua mente: é saber esperar e é ter calma.

Bem, essas são as respostas que nossa mente pensa rapidamente. Mas se nos aprofundarmos mais nessa questão e trabalharmos com um raciocínio mais lento, chegaremos a uma incrível revelação. Ter paciência é ser consciente! Ou seja, é alcançar uma consciência que desabrocha essa virtude.


Conhecimento é a chave

 

Todos conhecem uma pessoa impaciente ao extremo que explode por qualquer coisa. Todo dia encontramos alguém assim na rua, ou mesmo na internet. Pergunto-lhe agora o que é a impaciência? Não vale responder que é não saber esperar ou não ter calma!

Sabemos que a impaciência ocorre quando algo não sai da maneira que esperamos. E quando não temos o que queremos chegamos à questão do ego. O ego, de certa maneira, é uma criança mimada que quando não consegue o que quer faz birra.

Sua impaciência é fruto da sua incapacidade de ter as coisas sobre seu controle. Quando perceber que você não tem domínio sobre determinadas coisas que acontecem ao seu redor vai se dar conta que impaciência é algo bobo. Está na maioria das vezes fazendo birra por algo que fugiu do seu controle e o mundo não vai acabar por isso. 

            É claro que existem coisas que estressam e tiram nossa paz de espírito, mas ser uma pessoa assim faz mal a você, tanto mentalmente quanto fisicamente. O estresse cansa a mente, pode se acumular no corpo, gerar doenças, faz-lhe ser antissocial e até rude com alguém que não merecia no momento.

Agora como você consegue lidar com imprevistos? Eles nos frustram, estressam, testam nossa paciência e nos deixam com uma carga negativa. Então qual é a chave para aprender a lidar com os imprevistos da vida e contornar seus males?

A chave está na consciência que temos de nós mesmos e das coisas ao nosso redor. Está no saber, no conhecimento, está no nosso poder de observação. Paciência é uma virtude que já está dentro da gente, só basta ser desenvolvida e lapidada. Ter paciência é não se importar demais com as coisas, ou vendo de outra maneira, ser impaciente é dar importância demais a coisas fúteis, sem necessidade.  

 

Paciência x Comodismo


Não confunda paciência com comodismo. Paciência é saber que a vida se leva um passo de cada vez, é saber esperar o momento certo para agir, pois ela também é atitude. No comodismo não temos atitude, simplesmente esperamos por algo acontecer sem nos movermos, queremos que algo externo nos faça andar, que nos dê um empurrãozinho.

Se no momento não há nada que você possa fazer então tenha paciência. Espere o momento certo para agir e não espere que ele aja por você. Observe os caminhos, escolha o melhor momento.

A vida é um jogo de xadrez, temos que ter paciência para analisar e saber os melhores movimentos a se fazer. Impaciência não resolve nada, só vai fazer você se tornar uma pessoa estressada, desenvolver uma doença por consequência disso e atrasar mais ainda seus planos.

 

Aprenda a ver que:

 

-Não temos controle sobre tudo o que é externo a nós

-Paciência é uma virtude que se desenvolve a partir da consciência de nosso ser e das coisas ao nosso redor

-Impaciência gera estresse que se acumula no corpo e mente

-Paciência jamais deve ser confundida com comodismo

-Paciência é aquele jogador que observa tudo, monta estratégias e sabe o melhor momento para agir

 

Desenvolver paciência é um aprendizado para toda vida, e um novo olhar para as situações que são nossos gatilhos para a impaciência tem poder de nos fornecer esse aprendizado. 

  

Exercícios para aliviar a falta de paciência.



-Respirações controladas, profundas e rítmicas.

 

Em situações que nos geram estresse, a respiração tende a ser curta e diminui o fluxo de oxigênio no corpo. Isso nos faz ficar agitados.

Faça uma respiração 4x4. Inspire por 4 segundos, retenha por mais 4, exale por mais 4 e retenha por mais 4. Repita esse ciclo até sentir que consegue raciocinar melhor e que um estado de calma maior se instalou em você.

 

-Conte até 10

 

Contar ajuda. O objetivo aqui é ter foco na contagem. Sua atenção tem que estar toda voltada para ela. Se 10 não forem o suficiente conte até 20, 30, ou o quanto necessitar.

O foco no aqui e agora, ou em outra coisa que não seja o que está lhe causando o estresse, muda o ritmo do seu pensamento e te ajuda a combatê-lo.

 

- Passe a mão na testa

 

Por incrível que pareça passar a mão direita na testa como se estivesse a limpando e tirando o suor das mãos, enquanto faz uma expiração forte no fim, alivia e muito. Repita isso 3x nas situações que vão testar sua paciência. Essa técnica foi me passada por um ex-Mestre e fundador de uma loja Rosa Cruz que já frequentei.



A paciência e o caminho espiritual

 

A jornada espiritual de cada um de nós é algo magnífico, especial, divino e único. Ela nos dá um novo sentido à vida e torna-se um mundo inteiro de novas descobertas. Queremos na maioria das vezes correr esse caminho a mil por hora fazendo uma imersão total com o intuito de saber o máximo possível. Com o tempo isso se torna prejudicial. É possível desenvolver uma coisa chamada Gula Intelectual e Espiritual. Isso significa que temos excesso demais das coisas intelectuais e espirituais que consumimos, e não conseguimos digerir seus ensinamentos adequadamente, o que nos faz estagnar em certo momento em nossa jornada, ou a seguir um caminho errado nela por falta de clareza que o tempo fornece para amadurecer esses ensinamentos.

Nosso caminho espiritual é um processo que nos transforma aos poucos e em seu devido tempo, por isso paciência é a chave para sua jornada.

 Tenha a consciência de que tudo tem seu tempo. Não precisa se desesperar ou correr a mil por hora pra obter as coisas que quer. O melhor de toda jornada não é seu fim, mas sim a experiência das coisas que encontramos no meio do caminho que nos levou até o fim dela. 

 

No que você acredita invista, persista e nunca desista! Rumo à Tiferet!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página