O Pendurado - Consciência, Transcendência, Sacrifício - Tarot

Texto revisado em 26/02/2023







Texto de Zayin


“Da inércia da vida

Também pode se tirar aprendizados

Se o intelecto e o rigor

Andarem lado a lado.

E se estiver fora do seu poder

Mudar uma situação,

Às vezes é preciso um sacrifício

Para ultrapassar essa provação.

Por isso cuidado

Para não parar no tempo,

Pois seu comodismo pode te levar

A viver para sempre esse momento.

Reavalie com consciência,

Busque a transcendência.

Só assim para não ficar estagnado,

Igual à figura do inerte, chamada o Pendurado.” 

 

 

Existem momentos na vida em que ela pode te fazer sentir que está imóvel perante alguma situação. Sem perspectiva, vontade ou ideias de como ir adiante, de como sair de tal circunstância em que se encontra, fica assim esperando uma resposta para isso, porém não se move para encontrá-la e isso te deixa preso perante à situação que está, até então conseguir um jeito de sair dela, isso se sair...

O Arcano XII chama-se O Pendurado, ou O Enforcado dependendo do tarot. A imagem de uma figura pendurada pelo pé e amarrada pelas mãos mostra nitidamente uma situação de imobilidade e de se estar preso. Com ela, um ponto importante é mostrado sobre este Arcano, o de estagnação de alguma coisa na vida.

O Pendurado revela que você está preso numa situação sem haver um esforço real para sair dela. E mesmo que estar preso lhe incomode, é provável que o comodismo já lhe tomou conta, e isso é perigoso, no sentido de que a vida passará e você ficará parado no tempo até resolver sair de onde se encontra. E lembre-se que você pode parar no tempo, mas o tempo não irá parar por você.

Ele é a contraparte do Arcano da Roda da Fortuna, enquanto a roda gira e se mantém em movimento, o Pendurado está estagnado. Porém, este Arcano também reforça a necessidade de haver uma reavaliação sobre o que te leva a estar preso a algo, fazendo-lhe chegar a uma saída dessa situação, que irá exigir uma compreensão melhor, e assim te dando uma nova visão a respeito de algo.

No tarot de Waite, a figura central que está pendurada nos revela que apesar de estar presa, ela mantém uma expressão serena, não está desesperada por causa disso, e isso pode significar duas coisas: significa o comodismo já dito anteriormente, e possível causador de ficarmos em nossa zona de conforto e a não enfrentar a situação que nos libertará dessa prisão que acabamos. E a outra é que a calma e serenidade precisam fazer parte de nós e estar em sintonia com nosso intelecto para assim chegarmos a uma resposta, a uma expansão de consciência.

A figura do pendurado faz com as pernas o formato do número 4 de cabeça para baixo, mostrando que age ao contrário do Arcano IV, O Imperador, que é uma figura de um líder nato, possuidor de uma visão que enxerga além, que é rei de seu mundo e capaz de manter tudo sob seu domínio, enquanto o Pendurado não tem nada disso. Mas ele possui uma única coisa que lhe é possível no momento: o poder de tomar consciência.

Estando imóvel não lhe cabe muita coisa a não ser pensar, reavaliar e saber o que é preciso ser feito para sair dali. Porém, essa saída implica num sacrifício, sendo esse outro ponto focal e importante deste Arcano. Às vezes para mudar uma situação é necessário abrir mão de algo, é necessário um sacrifício. O momento em que se encontra é uma provação que precisa passar, mas que só será ultrapassado se houver um sacrifício voluntário para se libertar do que lhe prende.

Como você irá e do que precisa para se libertar da prisão que está? E o que é preciso ser renunciado de sua parte para isso? Essas são questões importantes que o Pendurado traz.

Seja a vida ou então você os responsáveis por te colocar na situação que está, O Pendurado lhe pede para reavaliar o que te fez estar aí. Está te mostrando que talvez esteja gastando tempo, energia ou dinheiro em coisas que não te levarão a lugar algum, pois se está preso em algo que não irá escapar a menos que faça um sacrifício, que será fruto de uma visão mais apurada de sua consciência, uma possível transcendência do seu pensar, para assim sair dessa estagnação, comodismo, zona de conforto ou prisão em que se encontra. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página