A Morte - Live And Let Die - Tarot


 

Texto de Zayin


“A morte nos ensina que na vida

Tudo há de um dia morrer,

Para pôr fim a um ciclo

E assim podermos amadurecer.

E quando chegar a hora do adeus

Seja então forte,

E prepare-se para transformação

Causada pelo doce beijo da querida Morte.”

 

 

O fim chega para tudo e todos, e isso é um fato inegável. Para muitos é algo triste, mas decerto reside uma beleza em todos os fins, e ela é o poder da conclusão e da transformação dado por eles.

Um ponto final em algo é a chance de seguirmos num outro caminho, por vezes mais belo, profundo, transformador e em sintonia com nosso real propósito.

O Arcano de número XIII chama-se A Morte. Temível sem nenhuma necessidade. Não há porque temer ou se desesperar com este arcano, mas de fato sim sentir um alívio, pois ele está mostrando que o fim precisa chegar, para que assim abra-se espaço para uma renovação, ou um renascimento de algo novo no seu caminho.

É hora de finalizar, abandonar, despedir-se de algo que já deu na sua vida. A Morte também é um alerta para sabermos a hora de parar, pois continuar pode trazer apenas mais sofrimento e estagnação, e deixar morrer é um tipo de sacrífico necessário, caso contrário estará sempre no mesmo lugar igual ao arcano do Pendurado.

Seja alguma coisa ou caminho, relacionamento ou uma postura, existe algo na sua vida que clama por um fim, e é preciso dar este fim a essas coisas para enfim haver uma transformação. Uma jornada espiritual, por exemplo, demanda muita transformação, para assim chegarmos a um novo patamar de quem podemos ser, logo A Morte é um Arcano de transição. E muito é dito que a morte é apenas a transição para outra vida.

No tarot de Waite, ele traz o cavaleiro do apocalipse, a morte em pessoa, vestindo trajes de um cavaleiro, carregando uma bandeira com a rosa de Tudor, montada em seu cavalo, vindo ceifar a vida das figuras na carta. Um rei jaz morto no chão, uma donzela estás a morrer, uma criança olha assustada para a Morte, e a figura de um papa clama ou tenta negociar sua vida. Nenhuma delas irá escapar da morte. Pobre ou rico, plebe ou realeza, independente da classe social, ninguém escapa da morte, pois o fim vem para tudo e todos.

Ao fundo da carta é possível ver o sol nascendo entre duas torres. São elas as torres presentes no Arcano A Lua. E isso dá um contraste interessante ao Arcano da Morte, pois mostra que mesmo no fim, lá no fundo reside o poder para renascer.  

A Morte é um arcano revelador, pois mostra que o fim chegou. Chega de gastar energia e tempo com coisas que já não podem prosperar, que não irão dar em lugar algum. É hora de transformação! Deixe os apegos para trás. É preciso morrer para as coisas velhas e deixar o novo nascer. Então viva e deixe morrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página