O Diabo - A Sombra Dentro de Nós - Tarot

Texto de Zayin

 

“Se eu te mostrar o que você pode ter,

O quanto irá querer?

O quão baixo pode chegar

Para esse desejo alcançar?

Eu não sou mau,

Só lhe ofereço o que você quer.

A culpa não é minha se pra isso

Você sobe em quem quiser.

A ti só estendo a mão,

Mas é você quem a segura e diz ‘vamos então’.

Minha morada não é o inferno,

É dentro de você!

E às vezes ao seu lado.

Muito prazer, eu sou o Diabo.”

 

 

O que escondemos no canto mais escuro de nosso ser? Nossos desejos mais instintivos dos quais não queremos nos identificar, mas querendo ou não eles estão lá. Talvez desejos vergonhosos, vícios, obsessões, cobiça, luxúria, coisas das quais são moralmente erradas, mas por algum motivo reluz e nos chamam atenção. São essas as tentações pelas quais nosso ego é atraído. Ir com elas ou não vai de cada um, mas quem vai, vai também de braços dados com o diabo.

O Arcano XV é O Diabo, e não, aqui ele não é a figura que os cristãos tanto temem. Esse arcano fala sobre a parte feia do ser humano, por feia entende-se aquilo que queremos esconder, pois não é aceitável aos olhos dos outros, ou mesmo aos nossos, e por vezes a pessoa nem esconde. Mentiras, inveja, desejos viscerais, o querer o mal, o que tem de vergonhoso em você, são algumas representações do que é essa parte feia.

O Diabo não é a figura que te prejudica, ele apenas te testa, oferece-lhe as tentações, e se você as aceita, quem está se prejudicando é você mesmo. Ele está mais dentro de ti do que fora. É a força que te escraviza, que te seduz, que desperta os interesses de seu ego, mas daquele ego arbitrário, que é levado pelo egoísmo, materialismo e instintos mais baixos. É um arcano que pode representar algo excitante, contudo perigoso ou proibido.

No tarot de Waite tem-se a figura central do que seria o diabo deste arcano, e à sua frente duas pessoas acorrentadas. O diabo aqui faz uma alusão à figura de Baphomet de Eliphas Lévi, mas não é ela, é apenas uma representação que ganhou forças no imaginário cristão de como seria o diabo. Aqui, ele possui o rosto e corpo do que seria de um demônio, chifres, asas de morcego, pés de águia, é uma figura para reforçar que ela é o próprio diabo no desenho. Possui um pentagrama invertido na testa, que significa que a matéria é mais importante que o espírito, já um pentagrama normal tem o sentido contrário.

O Diabo segura uma tocha com a mão esquerda e faz a mesma pose que o Mago faz, mas aqui tem o sentido contrário. Enquanto o Mago manifesta do alto seu poder para trazer ao mundo físico, o Diabo não, de fato seu poder vem do físico, da matéria, do materialismo. O Mago diz “seja feita a vossa vontade”, já o diabo diz “seja feita a minha vontade”.

As duas pessoas na carta estão acorrentadas por correntes frouxas ao meio cubo em que o diabo está em cima, simbolizando o ser humano preso a matéria incompleta e imperfeita, ao materialismo, e também aos instintos carnais e tudo aquilo que lhe torna escravo. Porém, a corrente frouxa diz que elas podem se libertar a qualquer momento, basta querer.

Então tudo o que remete a servidão, escravidão, as prisões em que nos aprisionamos por conta de nossos desejos são postas nesse arcano. Todos sofremos tentações todos os dias. Todos enfrentamos um diabo diariamente, seja ele externo ou principalmente interno. Não há nenhum problema em ser tentado, pois faz parte da vida, o problema é o quão prejudicial a tentação pode ser para você e para o outro se cair nela.

Outra visão do diabo também é que ele é um adversário. Numa tiragem, dependendo da posição que o arcano saia e o sistema utilizado, além de mostrar que está preso a alguma situação que pode ser prejudicial, pode mostrar também um adversário na sua vida, alguém que quer te prejudicar, que lhe quer mal, ou até mesmo que você pode ser essa pessoa na vida de alguém, portanto cuidado redobrado e consciência de seus atos.

Este arcano pede para enfrentar sua sombra. Enfrentar o que há de vergonhoso ou oculto em você. Pede para ficar atento ao que se aprisiona, pois você é seu próprio senhor e seu próprio escravo. A sua vontade pode estar fraca e perdendo o controle para seus desejos. E é um aviso também de que há algo muito errado, do qual você pode estar fazendo ou alguém com segundas intenções querendo fazer a ti. Há mentiras no ar.

Mas o lado bom dele é te dizer que alguma coisa lhe atrai, e isso de certa maneira é bom, pois lhe instiga a viver os prazeres da vida, mas não se tornando escravo do que lhe atraiu. Às vezes precisamos nos permitir a viver alguns prazeres, tirar os bloqueios e inibições que temos, perder a vergonha do corpo, de demonstrar gostar do que gostamos. Libertação de nossas próprias prisões, é isso que o arcano O Diabo pede. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página