O Mundo - O Fim É Um Novo Começo - Tarot

 


 Texto de Zayin

 

“Com o olhar de contemplação

Olho para tudo que realizei.

Vivi uma jornada com coração,

E hoje agradeço pela pessoa que me tornei. 

Um ciclo terminou,

Completo ele foi enfim.

E um novo caminho pra mim se iluminou

Com este merecido fim.

E agora estou preparado

Para mergulhar mais a fundo,

Pois tenho todo o aprendizado,

Para alcançar um novo mundo.”

 

 

Contemplar o todo e sentir realização por tudo o que conquistou. É um sentimento de paz e felicidade que põe um sorriso no rosto, pois só você sabe o quanto lutou para chegar até aí. Sentir-se completo, satisfeito, ver-se realizado, pois você conquistou o mundo que queria.

O Arcano XXI, o último dos Arcanos Maiores, é O Mundo. Aqui, o Louco que iniciou sua jornada lá atrás, chega ao fim dela, carregando dentro de si todos os ensinamentos, lições, dores, felicidades, tudo o que aprendeu no caminho, ele enfim carrega de forma harmoniosa, e com isso torna-se uma nova pessoa. Ainda o mesmo, mas diferente. Uma nova versão em harmonia consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.

O Arcano O Mundo nos remete à completude que o desejado fim que queríamos alcançar nos proporciona. São as benesses do objetivo concluído. É não somente o fim, mas o que ele trouxe a você. Afinal, graças a essa finalização, o que ela lhe trouxe? Como que isso te mudou? Pois certamente, após alcançar sua meta, a mesma pessoa que a iniciou você não é mais. Então quando você olhar para o todo, o que consegue contemplar de toda sua jornada até esse fim?

No tarot de Waite, tem-se a figura de uma mulher no centro de uma guirlanda e quatro seres nos cantos surgindo das nuvens.

A mulher é chamada de Sofia, a sabedoria. Ela ocupa o centro da carta, pois está no centro do mundo, e a sabedoria precisa ocupar esse lugar, pois estar no centro dele é ter estabilidade, diferente do Arcano da Roda da Fortuna, em que as figuras caminham junto da roda, uma hora em cima e outra embaixo. Ela carrega em suas mãos duas baquetas, referentes ao elemento fogo, o princípio ativo/masculino, e por ela em si ser o princípio passivo/feminino, essa união é a junção das polaridades que levam ao equilíbrio do ser.

A guirlanda está representando o mundo ao seu redor, e remetendo também à figura do ouroboros, a serpente que come a própria cauda infinitamente. Trazendo em si a ideia do fim e início do Arcano. Um ciclo que termina para começar outro.

Os quatro seres nos cantos, o Leão, o Touro, a Águia e o Anjo, representam pelo menos quatro coisas importantes:

1ª - É uma referência à visão de Ezequiel dos Querubins. E isso leva à segunda coisa...

2ª - Cada um dos quatro seres foi associado aos quatro evangelistas: Marcos/Leão – Lucas/Touro – João/Águia – Mateus/Anjo.

3ª - Aos quatro elementos: Fogo – Terra – Água - Ar.

4ª - Aos quatro signos fixos do zodíaco: Áries – Touro – Escorpião (Águia) – Aquário (Anjo). Os signos fixos mostram que através da oposição/conflito é que a harmonia pode surgir.

A satisfação, a realização, a plenitude, são aspectos que se é possível sentir aqui. É o fim de um ciclo, é a celebração de um fim. Um fim que te leva de volta a um novo início. O Mundo te diz que o final é apenas um passo para um novo começo. Então sinta-se grato por tudo o que passou e conquistou, pois essa sua vitória lhe proporcionou ser capaz de dominar todos os elementos ao seu redor para alcançá-la. E hoje, a pessoa quem você é, são todas as lições aprendidas no caminho já equilibradas e harmonizadas dentro de ti, que te transformaram num novo Eu, completo e íntegro em essência.

A vida é feita de ciclos, às vezes nos prendemos em ciclos que é necessário dar um fim. Não queremos, mas é preciso, e isso faz parte da vida, pois tudo tem um fim. Por isso, este Arcano também é um aviso para nos alertar se não estamos apegados ao passado, e, por causa disso, não conseguimos dar o devido final que a vida pede.

É hora de deixar para trás as coisas já finalizadas. O novo não pode começar se ficar preso ao velho, então agradeça pela jornada, por tudo o que viveu e passou, contemple-a e dê o seu devido fim, para que assim um novo mundo surja.

O fim é um novo começo. Ciclos se fecham para outros se abrirem. O Mundo lhe diz para pegar tudo o que aprendeu e ir em frente a um novo rumo, pois tudo o que precisava fazer ou conquistar já foi feito. Portanto, se conquistou o que queria, chegou ao seu ápice, ao seu apogeu, saiba que você pode muito mais ainda. Você é capaz de obter mundos muito maiores, pois tem esse poder, por isso acredite em si, agradeça por tudo o que passou e rumo ao próximo passo. Rumo a um novo mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página