O Julgamento - Avalie com Consciência - Tarot

 


Texto de Zayin


“Eu escuto um som

Que me leva a acordar,

E do mar da inconsciência

Eu pude despertar.

Reflito sobre o passado,

De tudo o que passou.

Entendo que minha jornada

Forjou-me em quem eu sou.

Se fiz o meu melhor

Não há por que temer este momento,

Pois meu coração está leve

Para passar por qualquer tipo de julgamento.” 

 

 

Nossas escolhas nos tornaram quem somos hoje. Nossas escolhas fizeram-nos chegar até onde estamos e a conquistar o que temos agora. Mas nos tornamos e conseguimos tudo isso a troco de quê? Quando olha para trás, qual é o balanço que você faz de toda sua caminhada até aí? É hora de avaliar, de analisar e refletir sobre seus passos. É hora de seu julgamento.

O Arcano XX é chamado de O Julgamento. Ele é um chamado de conscientização de tudo que é importante para a sua vida. Trazendo assim entendimento para ter a compreensão do que fez para chegar até esse ponto e daí se preparar para a próxima fase.

É um período de avaliação, de fazer um balanço dos seus erros e acertos, e com eles ver o que pode ser melhorado. Aqui você tem uma somatória de todas as suas experiências passadas para que se conscientize e se prepare para o futuro.

Mas quando olhamos para o passado podemos ser tomados por sentimentos de arrependimento ou de culpa. No entanto, é preciso ficar ciente de que erros fazem parte da vida. É errando que se aprende, ou melhor, é corrigindo os erros que se aprende. É melhor errar tentando fazer algo do que nunca tentar. Então esse Arcano é também um chamado para trabalhar o perdão, pois através dele você consegue a cura de feridas que causou a ti mesmo ou a outros, e assim desprende-se do passado que te impossibilita de crescer. E esse crescimento é um renascimento do Eu, um amadurecimento, que foi desperto através de um olhar de retrospectiva e de ponderação. Por isso que a compreensão e aceitação do passado é importante ao olhar para trás.

No tarot de Waite, tem-se a figura de um anjo tocando uma trombeta e saindo de uma nuvem. Túmulos emergem do mar e são abertos. Pessoas se levantam dele ao ouvir o som da trombeta. Esta é uma iconografia cristã representando o arrebatamento do juízo final.

É dito por alguns autores que o anjo nesse arcano é Gabriel, já outros dizem ser Mikael (Miguel). Pelos meus estudos observo que Mikael condiz mais com o propósito aqui, pois ele é regente do fogo solar. E observando bem, o cabelo do anjo é feito de fogo, que aqui simboliza a conexão com o divino.

Ele sai do meio de uma nuvem. As nuvens, especialmente no tarot de Waite, trazem um presente divino, vide os quatro Ases nos Arcanos Menores.

O anjo toca uma trombeta, e ela é um chamado para o despertar. É a voz da razão. Nela está pendurada uma bandeira com a cruz de São Jorge.

Os túmulos emergem do mar, da água, elemento esse que representa o inconsciente, ou seja, os corpos se levantam ao ouvir o chamado da trombeta e despertam do inconsciente para uma chamada da razão ou do espiritual, para que assim eles façam o que tem que ser feito: despertar e seguir para uma nova vida.

O Julgamento representa também um despertar espiritual. É um acordar do sono da matéria, da inconsciência como dito anteriormente. Então observe bem nesse momento se há algo querendo chamar sua atenção, mas por estar imerso num mar de inconsciência ou afazeres que te impossibilitam de enxergar o que está se passando, não consegue. Fique atento, escute os sinais.

Este é um arcano reflexivo que te faz olhar para trás e avaliar sua jornada até aí. Afinal, todas as lições aprendidas serviram para quê? É hora de separar o joio do trigo, e com essas lições abrir os olhos e despertar para tornar-se um novo eu. O que não servir deixe para trás. Carregue o que é importante para você. Mas cuidado com seus julgamentos para que não sejam errôneos ou críticos demais. Avalie com consciência.

Fique preparado para o futuro, pois ele pode exigir de você coisas importantes que aprendeu na sua jornada. Aqui você pode ser julgado ou então julgar. Então faça esse acerto de contas da melhor maneira possível, e assim torne-se uma nova versão de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página