7 Defeitos Capitais - Inveja - Parte 2


Texto revisado em 15/03/2022


 Texto de Zayin


É difícil admitir que às vezes nós somos invejosos, e por vezes até de maneira inconsciente. Portanto isso torna o defeito da Inveja o mais vergonhoso dos defeitos a ser carregado e admitido; diferente dos outros que por ventura ou falta de conhecimento sobre eles os achamos bons, e até um pouco engraçado em dizer, por exemplo, que um pouquinho de gula não faz mal, ou sentir orgulho é bom, ou que a luxúria é algo que devemos valorizar, ou até dizer com a maior naturalidade, como se fosse uma qualidade, “eu sou preguiçoso!”.


A Inveja não é um título que queremos ostentar e mostrar às pessoas que a temos, ou melhor, a exercemos. Somos passíveis a todos os defeitos capitais e influenciados por eles, afinal é da natureza humana os tê-los, mas a Inveja é sempre negada, pois é vergonhosa. Porém a vergonha não está em sentir Inveja, mas sim em reconhecer isso, e admitir principalmente a nós mesmos e aos olhos dos outros, que a sentimos e que às vezes nós somos sim invejosos. 

Algo muito comum relacionado à Inveja é a confusão com a cobiça, e por conta disso as pessoas não entendem ao certo o que a Inveja significa e o que ela faz com a nossa vida e em nós.

 

A cobiça está ligada ao desejo de ter algo que se tenha visto em algum lugar ou com alguém. É o desejo de possuir a mesma coisa que o outro tenha. E está mais relacionado com o lado material, ao lado consumista. Já a Inveja pode ser caracterizada como uma espécie de tristeza voltada a nós mesmos sobre a felicidade e conquistas de outrem. Essa tristeza se dá na diferença que sentimos ao compararmos uma qualidade, uma habilidade ou um jeito de ser entre nós e o outro, até mesmo um laço afetivo entre duas pessoas, e perceber que era algo que gostaríamos de ter, mas que não temos e por vezes não seremos capazes de obter. O que ocorre a seguir é a Inveja atacando.

 

Ela é ativada quando percebemos a falta que faz em nossa vida tal coisa que alguém possua. Esse sentimento de nos sentirmos insuficientes e que fomos incapazes de conseguir algo assim, nos faz atacar o outro seja falando mal, causando intrigas, gerando fofocas sobre a pessoa quem invejamos ou sobre o bem material que ela possua.


A Inveja está no ato de ridicularizar e envenenar todos aqueles traços que vemos nas pessoas onde nos causam o sentimento de diferença. Uma pessoa invejosa se sente incapaz e desesperançosa perante essa diferença, e entra então num estado de negação sobre esses traços invejados. O que torna a Inveja ser vista como feia é a incapacidade de reconhecer as conquistas do outro, sempre negando os talentos deles, as conquistas e até os bens materiais que foram conseguidos com muito esforço. A pessoa que inveja não consegue perceber os esforços que o invejado fez para conseguir o que conseguiu, e só consegue ver o que tem ali na hora. O menospreza por achar que foi fácil.

A Inveja corrói a alma dos seres, consumindo-a por ela se deixar levar por essa tristeza pela felicidade alheia, pelo desmerecimento das conquistas dos outros, do querer mal a alguém só por que na concepção dela existe diferença que a torna “inferior” ao outro.

 É um misto de muitas sensações e emoções ruins pra alma, como frustração, ódio, tristeza e sentimento de inferioridade que está na própria cabeça do invejoso. Toda incapacidade sentida e raiva voltada pro invejado por ele estar fazendo o invejoso perceber isso, causa essa capacidade da Inveja “corroer” a alma da pessoa, pois são tantos sentimentos e emoções ruins que ela carrega pra si própria que no fim irá lhe causar apenas mal.    



Existem 5 características inerentes à Inveja:

 



·         Exultação pela adversidade: Diminuir o resultado de um trabalho e a glória de outra pessoa.                                    

·         Detração: Falar mal abertamente do outro sem esconder que é você mesmo quem está dizendo.

·         Ódio: Deseja o mal sob todos os aspectos para outra pessoa.

·         Aflição pela prosperidade: A tristeza sobre a felicidade alheia. 

·         Murmuração: Espalhar fofocas, meias-verdade, mentiras ou histórias depreciativas em relação à outra pessoa com o intuito de prejudicá-la.

 



O Planeta Mercúrio tem como virtude a Humildade. E para combater os Defeitos da Ira, segundo a estrela setenária, se utiliza as virtudes do Planeta Marte (Diligência) e do Planeta Júpiter (Caridade).

A Caridade por si só já é um ato de grandeza vinda de nós, é uma expansão de nossa parte divina e por meio dela podemos aprender várias lições valiosas para engrandecer o nosso Eu. É um ato de amor ao próximo e isso já é uma grande ferramenta para começarmos a combater a Inveja. Amar os outros como a nós mesmos. Ser caridoso é também estar mais próximo do amor de Deus, é doar também nossas virtudes para com os outros. E se tratando de combater a Inveja, deve-se adotar as virtudes como a Paciência e o Perdão, pois elas fazem parte de um ser de espírito nobre, e num espírito nobre não há espaço para a Inveja. A Caridade se desenvolve principalmente doando nossos excessos, não se aplicando apenas a nível material, mas digo também a nível emocional com um ato de amor, de carinho, de atenção, ou a nível mental como ensinar alguma coisa, ou até mesmo a nível espiritual ajudando o outro no caminho dele. A Caridade é amor, e tendo amor em nossas vidas, desenvolvê-la e praticá-la acaba que por se tornar uma expansão de nós mesmos.

        A Inveja é um misto de incapacidade, tristeza, sentimento de inferioridade, menosprezo, raiva, tudo isso projetado em cima do outro. Pode ser ativada até por mecanismos inconscientes, o que faz com que algumas pessoas sejam incapazes de perceberem que o que estão sentindo é Inveja, então pra elas pode ser muito complicado lutar contra esse defeito. Pode ser difícil para alguns, mas quando pararmos de deixar que as conquistas dos outros nos abalem, e passarmos a vê-las como uma forma de inspiração e incentivo a conseguirmos sermos melhores, e também a conquistar as coisas que gostaríamos de ter, talvez esse possa ser o primeiro passo para não sentirmos mais Inveja. 



Referências:

Reflexões com base nas leituras e estudos pessoais sobre o defeito capital correspondente e da palestra do Café Filosófico: A inveja e tristeza sobre a felicidade alheia. Com o historiador, professor e escritor Leandro Karnal

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Arquivo do blog

Mais vistos da última semana

Curta a página