O domínio dos 4 elementos

Revisado em 03/10/2022

Texto de Zayin


“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino”    - Carl G. Jung




Um erro que todos nós cometemos muitas vezes é não conhecer os padrões inconscientes pelos quais nos deixamos levar. E por conta disso tomamos decisões e atitudes que hão de ter consequências não agradáveis. O problema é ter a mania de chamarmos essas consequências de destino quando na verdade são resultado das escolhas que fazemos inconsciente.

 

Essa inconsciência vem do fato de não entendermos a fundo uma situação como um todo. Ao ver apenas uma parcela dela podemos tomar decisões sem analisar o que mais ela traz. E é aqui que entra os 4 elementos. Eles são trabalhados em nós para evitar essa inconsciência nas decisões de nossas vidas e o modo de levá-la. E nenhuma pessoa que não tenha o domínio dos 4 elementos em sua vida vai ter avanços significativos nela.

 

Só relembrando as correspondências dos 4 elementos:

 

Terra: Físico, material; o Plano/Corpo Físico

Ar: Mental, raciocínio, lógica; o Plano/Corpo Mental

Água: Emoção, inconsciente; o Plano/Corpo Emocional

Fogo: Espiritual, Vontade*; o Plano/Corpo Espiritual 

 

*a Vontade aqui será escrita com a letra V em maiúsculo, pois esta Vontade é uma força maior e diferente da força de um desejo. Entenda como a famosa Vontade de um mago. A força de um intento.


 *Para fins didáticos aqui, escolhi usar a associação fogo/espírito e ar/mental para tornar mais fácil a compreensão e por ser mais usualmente utilizado.


             Ao estudar ou ler sobre kabbalah você verá que se seguirmos um caminho ascendente na Árvore da Vida, começamos em Malkuth, a esfera do Plano Físico e também dos 4 elementos. Ou seja, ele tem como lição em nos fazer aprender o domínio deles se quisermos acessar Planos mais elevados de consciência.


Como ter o domínio dos 4 elementos?




A resposta é simples e pode soar até genérica: autoconhecimento. Mas pra ser mais objetivo aqui eu quis trazer uma série de questionamentos, afirmações e elucidações específicas para cada elemento nos quais você precisa ser sincero para responder, e isso te levará ao autoconhecimento necessário para se ter domínio dos 4 elementos.

 

Ao final você perceberá que tudo é um ciclo e que cada elemento está interligado um ao outro. Sabe quando você se encontra numa situação em que é preciso se afastar dela para enxergá-la como um todo? É assim que funciona o processo de trazer equilíbrio e harmonia para os 4 elementos em nossa vida. Caso tenha dificuldade para responder ou tentar achar uma solução para algum dos questionamentos abaixo continue lendo, pois em algum momento, em um Plano diferente você começará a entender onde está a resposta que quer achar.

 

Os questionamentos, afirmações e elucidações abaixo são uma síntese do que pude aprender em minha jornada. São ensinamentos que encontrei nos livros de psicologia, nos livros de autoajuda, nos ensinamentos das Ordens Iniciáticas que participo e de correntes místicas e religiosas que pude ter contato, até mesmo ensinamentos dos meus guias espirituais e entidades. Só peço que reflita profundamente e tente achar uma resposta para os questionamentos.


Terra



-Você é capaz de promover o básico para sua sobrevivência como alimentação; saúde (remédios, consultas ou exames particulares ou não) bem-estar físico (praticar exercícios, esporte, algo que não lhe deixe uma pessoa sedentária); exercer algum tipo de trabalho (não importa qual seja)?

 

-E as demais coisas materiais não tão importantes, mas necessárias para os cuidados de seu corpo e também do seu lar e lazer?

 

-Sei que muitos moram juntos de outras pessoas e as contas são divididas, até porque prover isso tudo sozinho é uma missão quase impossível, ainda mais no Brasil. Mas dentro de suas condições pelo menos uma parte mesmo que pequena você consegue prover junto de outros?

 

O importante é saber que para haver um equilíbrio que levará a harmonia de seu bem-estar material as condições acima precisam ser cumpridas, mesmo que esteja sendo ajudado por alguém. Mas lembre-se que nada é para sempre. Alguma hora da vida você precisará ser capaz de prover por conta própria algo. E aí entramos no próximo elemento.


Ar



- O que você pode ou quer aprender de novo?

 

-Está estudando algo? Estudar por conta própria também é válido. Senão então comece. Leia, aprenda, conheça coisas novas. Conhecimento te levará longe.

 

-Procure saber em como estudar algo irá te melhorar profissionalmente e pessoalmente.

 

-Como aprimorar uma habilidade sua? Como levá-la a um novo nível? 

 

-Como está sua capacidade para se concentrar em algo? Sem concentração perdemos o foco, e sem foco não saímos de onde estamos. Melhore essa capacidade. Lapide sua mente. 

 

Lembre-se que antes das coisas serem manifestadas no Plano Físico elas passam pela mente, e aí entra nossa capacidade mental de elaborar ou exercer algo que aprendemos por meio dos estudos e do conhecimento. Então aprender algo e aprimorar as habilidades que adquirimos é fundamental também para nossa sobrevivência.

 

Mas fazer isso visando apenas em como irá te beneficiar financeiramente pode ser um erro. Além do mais trabalhar com algo que não lhe traga satisfação e que você não se sinta bem exercendo o fará parar alguma hora da vida, e dinheiro nenhum do mundo vale perder seu bem-estar e aquilo que você mais valoriza nela. E seguimos assim para o próximo elemento.

  

  

Água


-O que lhe satisfaz emocionalmente? O que aquece seu coração? 

 

-O que busca para sua vida emocional? 

 

-Se sente desequilibrado (a) emocionalmente por algum motivo? Deixe esse motivo claro e pense positivamente em como reverter. Lembre-se que tudo tem dois polos. Amor e ódio, tristeza e felicidade são dois lados de uma mesma moeda. Mude suas vibrações negativas para positivas. Lembre-se que atraímos aquilo que emanamos.

 

-Esteja em harmonia com suas emoções. Busque estar em harmonia consigo mesmo em primeiro lugar.

 

São as emoções que deixam tudo mais belo. As coisas se tornam mais gostosas de serem vividas. A vida ganha mais cor. Felicidade e bem-estar emanam da gente. Mesmo com as dificuldades do dia a dia conseguimos enfrentá-las de bom humor e com um sorriso no rosto. Não importa o quão difícil esteja algo, se você está emocionalmente centrado em algo que te faz bem você consegue enfrentar essas dificuldades. 

 

Já quando as emoções estão bagunçadas elas nos tiram do eixo. Perdemos a cabeça, perdemos nosso foco, afeta nosso corpo e mente. Podemos adoecer fisicamente ou podemos adquirir uma doença psicológica. Emoções por vezes são que nem as ondas do mar. Às vezes estão fortes, às vezes fracas e às vezes calmas. Não podemos ter o domínio das águas do mar, mas podemos ter domínio das águas de nossas emoções e em como ela irá nos afetar. Deixá-la bater forte ou fraca depende de como você está preparado para enfrentá-la. 

 

As emoções precisam estar alinhadas com o nosso centro. E encontramos esse centro no próximo elemento.

 

Fogo


- O que te motiva a buscar algo que deseja? É um fator puramente emocional ou é algo que vai além de uma emoção?

 

- O que te motiva a seguir em frente? 

 

- O que é esta força para você? 

 

-Espiritualmente você se sente bem? Sente que está no caminho correto? Sente que poderia estar fazendo mais pela sua parte espiritual? Se sim o quê?

 

-Para onde sua Vontade está querendo te guiar no momento?

 

Perceba em seu interior que essa força é muito mais forte que a força das emoções. O elemento fogo possui em si um aspecto motivador e divino. Ele antigamente era conhecido como elemento luz. E é isto que ele é. A luz dentro de nós. O nosso sol pessoal. Essa força que dele vem transcende nossos desejos pessoais. É uma força altruísta e magnânima. É um querer que vai além do desejo de nosso próprio bem-estar, mas desejamos isso também para o outro. A força que nos motiva é divina, assim como nosso centro, o nosso Eu Superior, o nosso Tiferet. E a realização de vida que tantos buscamos vem da harmonia e equilíbrio dos 4 elementos.

 

A força divina que motiva, alinhada com suas emoções e aquilo que você ama, trabalhando juntos por meio de seus conhecimentos e habilidades para criar uma maneira de expressar no mundo em que vivemos aquilo que está em seu interior. Trazer o divino a esse mundo e fazê-lo se expressar por meio de você. Essa é a força da harmonia dos 4 elementos presente em seu interior quando se tem domínio sobre eles.

 

Então seja sincero consigo, reflita sobre suas escolhas, sobre o modo que leva sua vida, encontre sua força interior para mudar o que é preciso e tenha coragem para fazer as mudanças que necessita. Busque o equilíbrio e harmonia dos 4 elementos.

 

No que você acredita invista, persista e nunca desista! Rumo à Tiferet!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página