O Mago - O Poder de Realizar - Tarot

 Texto revisado em 11/01/2023


Texto de Zayin



“Sob a minha Vontade eu faço acontecer,

Pois aqui em mim reside o poder.

O que eu quiser, sei que posso ter,

Pois sou habilidoso para fazer acontecer.

De minha mente, ideias eu trago

E aqui as realizo, pois eu sou O Mago.”




 

Já parou para pensar na ideia por trás do poder da vontade? Quando uma ideia é pensada ela é trazida da mente e por meio de nós ela se concretiza aqui neste Plano. Algo que até então pode não existir, mas que somos capazes de criar, manifesta-se neste mundo pelo nosso simples querer, uma vontade bem direcionada que conduz o nosso poder de realização.

 

Esse poder é fruto de nossa capacidade de fazer algo, de criar, de mostrar nossas habilidades para a construção de uma ideia. O poder de realizar as coisas que desejamos é uma expressão de nossa Vontade, e assim como um mago, mostramos nossas incríveis capacidades de direcionar tudo o que precisamos para a realização de nossos intentos.

 

O arcano I é O Mago, ele é o ser que tem as habilidades de realizar tudo o que deseja, pois tem domínio sobre os elementos ao seu redor e sabe conduzi-los com enorme maestria. E a chave para entender este arcano é justamente a maestria, ou seja, a capacidade e o poder de saber exatamente o que se faz e o que tem que fazer, e o Mago tem o perfeito domínio deles.

Ele geralmente carrega uma varinha ou uma baqueta mágica em uma das mãos, mostrando que tem o poder de direcionar, conduzir a sua vontade para fazer o que quer. Lembra-nos muito um maestro segurando sua batuta conduzindo toda sua orquestra. Em sua frente encontra-se a mesa de trabalho do Mago, e em cima dela estão dispostos quatro itens representando os 4 elementos que compõem o Ser: o bastão é o elemento fogo (espiritual/Vontade); a taça é o elemento água (emoção); a espada é o elemento ar (mental); e o disco/moeda é o elemento terra (material). Mostrando que ele sabe administrar e trabalhar muito bem com os elementos, pois o mago é quem tem domínio sobre eles e não o contrário.

 

Sob sua cabeça está a lemniscata, o símbolo do infinito, mostrando que o Mago é guiado por uma força maior que ele, uma fonte infinita de poder, e que ele é um canal pelo qual o divino se manifesta aqui nesse plano de existência, e o Mago mostra isso com uma mão apontando para cima e a outra para baixo, fazendo alusão ao axioma hermético “o que está acima é como o que está embaixo”, ou então como o trecho do Pai-Nosso diz “Que seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no céu”.   

 

Ao seu redor estão rosas-vermelhas e lírios-brancos, e essas flores simbolizam o Plano material e o espiritual, e também o nascimento e a morte, mostrando que o Mago sabe muito bem que sua passagem aqui neste mundo é momentânea, que a vida e a morte andam juntas, mas isso não o abala, pois ele irá fazer o seu melhor enquanto estiver nessa vida.

 

A figura do Mago representa o Louco que saiu em sua jornada e agora está realizando o objetivo principal por trás dela. Em alguns tarots ele é a figura de um artista de rua, mostrando à plateia o que sabe fazer, e também está associado ao planeta Mercúrio e ao deus Hermes.

 

Mas nem só de qualidades esse arcano é feito, todos eles possuem dois lados, e da mesma maneira que o Mago pode usar de suas habilidades para a criação, manifestação de algo, ele também pode usar para enganar, ludibriar, trapacear as pessoas com elas. Pode dizer que sabe fazer algo muito bem, mas lá no fundo sabe que não é verdade, falta-lhe conhecimento, experiência, e por causa disso pode se atrapalhar e pôr tudo a perder. Então o arcano O Mago lhe diz duas coisas essenciais, a primeira é que ele pode te afirmar que você tem a capacidade para realizar tal coisa, e a segunda ele te questiona: você tem a capacidade para realizar tal coisa?

 

No tarot, o Mago é o sinal que você precisa para botar a mão na massa e realizar a sua vontade, pois você tem o conhecimento, as habilidades, e tem o apoio de uma força Superior que te guia para a realização de seus objetivos. Também te questiona se você está sabendo dominar os 4 elementos na sua vida ou se eles que estão te dominando. Ele lhe diz para ter cuidado em como irá utilizar seus conhecimentos, pois usá-los para enganar os outros ou a si mesmo não irá acabar bem. Mas o mais importante aqui é: saiba direcionar e comandar muito bem o poder de sua Vontade, pois ela pode construir coisas incríveis e belas, e dentro de você existe a força, a destreza e habilidade para isso.


2 comentários:

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página