A Sacerdotisa - A Voz da Intuição - Tarot

Texto de Zayin

 

“Eu conheço os caminhos,

Eu conheço a verdade,

Eu sou a parte oculta da realidade.

A lua é meu domínio,

Eu domino as emoções,

E eu estou além das ilusões.

Conheço os mistérios por trás de você,

Sou a voz interior no fundo do seu ser.

Sou profunda como o grande mar

E em mim encontram-se os segredos que busca desvendar.

Em seu interior eles estão

Então escute sua intuição.

Quer saber como me achar?

Feche os olhos e você me encontrará,

Pois eu sou a Sacerdotisa."  

 

Se fechar os olhos descobrirá que existe um mundo interior dentro de você, e quanto mais adentrar nesse mundo maiores serão os segredos que irá descobrir sobre ele. Talvez seja difícil de perceber, mas na verdade todo esse mundo é você!

Às vezes esquecemos que somos muito mais do que essa mente pensante e esse corpo de carne que nos sustenta. Esquecemo-nos que muita coisa sobre nós está acontecendo além do que podemos enxergar objetivamente. Estamos rodeados por um mar de emoções no qual podemos navegar sobre elas ou deixar com que elas nos afundem. Achamos que conhecemos tudo sobre quem somos, mas a verdade é que não. Muita coisa está oculta em nosso inconsciente, muitas delas influenciam-nos positiva ou negativamente, e podemos passar a vida sem saber da existência delas. Conhecer a si mesmo envolve um processo de reflexão interior, envolve ouvir a voz que vem de dentro, pois essa voz guarda muitos segredos dos quais você nem sabia, segredos esses que podem transformar a sua vida.

A Sacerdotisa é o arcano de número II. Ela é puramente a energia Yin, passiva, intuitiva, receptiva e feminina. Ela é a fonte de conhecimento de seu mundo interior, a guia e a guardiã dos segredos dele. Comunica-se com você por meio da intuição, pois ela é a sua voz interior, o sexto sentido que possui. Ela te mostra o que você não consegue ver objetivamente, pois possui capacidade de iluminar o que a mente racional não consegue enxergar.

Diferente do arcano do Mago que externaliza suas capacidades e habilidades, manifestando no mundo o poder de sua Vontade, a Sacerdotisa internaliza tudo isso, guarda dentro de si. O mago é senhor de si e controla o mundo ao seu redor, o mundo exterior, a Sacerdotisa também é senhora de si, mas controla o mundo interior. 

Em seu peito ela carrega o símbolo da cruz de braços iguais, conhecida também como a cruz dos elementos, mostrando que ela, assim como o Mago, controla os 4 elementos que compõem o ser, que foi estrategicamente colocada em seu centro cardíaco no tarot de Waite, representando também a esfera de Tiferet na Árvore da Vida, mas para isso ficar mais claro é necessário prestar atenção no véu que está estendido atrás dela entre as duas colunas. Ele é o véu da realidade, o véu que separa o mundo objetivo do intuitivo, e como guardiã desse mundo, a Sacerdotisa o guarda e decide se você pode ou não ter acesso a ele. Nesse véu há figuras de romãs desenhadas dispostas nas exatas posições das esferas da Árvore da Vida, mostrando mais uma vez que ela é detentora dos conhecimentos e caminhos do ser e da vida. Apenas para reforçar mais essa ideia, em sua mão ela carrega um pergaminho escrito Tora, que compõe os textos judaicos sagrados.

A Sacerdotisa é uma figura que representa o inconsciente, as emoções, as intuições, tanto que é bem pertinente a figura da lua neste arcano. Sob seus pés está a figura de uma lua, mostrando que ela está acima das ilusões dela. Em sua cabeça está um chapéu fazendo aqui duas alusões, uma à tríplice lunar e a outra à deusa egípcia Ísis, mais uma vez reforçando a ideia da energia do princípio passivo/feminino presente no arcano. O véu azul, que cobre seu corpo até seus pés, lembra muito a figura das águas de um mar, as águas do inconsciente a qual ela domina.

Mas por que essa ideia de energia feminina e do inconsciente é tão reforçada nesse arcano? Porque ambas estão interligadas e também porque a vida se manifesta com base no princípio da dualidade. É o Yin e Yang, passivo e ativo, feminino e masculino, no qual aqui em nada tem a ver com sexualidade, mas sim com uma energia oposta e complementar que faz parte da vida, que também neste arcano é representado pelos dois pilares ao redor da Sacerdotisa, Jaquim e Boaz, os pilares de entrada do templo de Salomão. Acessar esse nosso mundo interior é uma atividade totalmente passiva, pois envolve estar calmo e receptivo para receber e entender os sinais que vêm de dentro.      

A Sacerdotisa também nos alerta para algo muito importante, que é quando sobe à nossa cabeça o querer ser intuitivo. Achar que está recebendo mensagens que te dizem uma coisa que não existe na realidade, sendo tudo fruto de uma imaginação que quer receber sinais do além e vai enxergar em qualquer coisa uma mensagem importante, que de importante ou relevante não tem nada. Portanto, discernimento é essencial para saber diferenciar o que é imaginação de intuição. E como se faz isso? A experiência da intuição é algo muito mais forte, é algo que transcende a barreira da imaginação, você não vai sentir como se fosse algo de sua cabeça, mas o impacto de uma intuição, de uma mensagem que vem de dentro, da Sacerdotisa, gera um sexto sentido quase que “palpável”.

A Sacerdotisa te diz que é hora de sentar, respirar fundo e acalmar a mente para ouvir sua voz interior, deixar que ela seja sua guia. Ela te diz que os segredos que busca sobre você ou para resolver uma situação já estão dentro de ti, mas não é com a mente objetiva que irá encontrar, mas sim deixando de lado o racional e tentando entrar em sintonia com sua intuição, pois o inconsciente guarda segredos, e ele só irá os revelar se entrar em contato com teu Eu Interior. Esteja receptivo aos sinais que vem de dentro, pois neles estão ocultas as verdades que lhe trarão o conhecimento que busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página