Os Enamorados - O Amor e As Difíceis Decisões da Vida - Tarot

 

Texto de Zayin

 

“Quando em dúvida estiver

De qual caminho tomar

Tente seu coração escutar,

Pois o amor dele te guiará.

E se no meio da encruzilhada se encontrar

Poderá então assim ver

Que se sabe qual caminho que deve escolher.

E assim verá que dúvida não há,

Pois o verdadeiro chamado do coração

A um caminho só te levará” 

 

 

Diversos foram os caminhos que tomamos para chegarmos onde estamos hoje. Diversas foram as escolhas que nos fizeram felizes ou tristes, que nos abriram ou fecharam portas, que nos libertaram ou nos aprisionaram. Nem sempre estamos preparados para as escolhas que a vida nos obriga a fazer, mas por bem ou por mal aprendemos com elas, e assim adquirimos conhecimento pela escolha de um determinado caminho e também a sabedoria do que essa experiência trouxe.

Nem sempre o caminho mais fácil é o certo, e nem sempre o caminho certo é o mais fácil. A verdadeira certeza das escolhas que fazemos é quando podemos notar que estamos unidos de corpo e alma, de mente e espírito, e do Eu com o divino em cada um de nós.

O Arcano de número VI é Os Enamorados, chamado também de Os Amantes em alguns tarots. Esse é um arcano que está representando escolhas, e com elas as difíceis decisões da vida, que de difícil realmente não são quando se está unido com sua essência para decidir. Mas aqui também é abordado o amor, não só por uma pessoa, mas por tudo o que seu coração é capaz de sentir, seja alguém, seja algo, seja um trabalho pelo qual é apaixonado. Muitas decisões que tomamos não são pautadas no real amor, e com isso podemos escolher algo que lá na frente nos deixará infelizes. E o amor aqui é a união, é o laço que nos une a algo tão amado.  

O tarot de Waite faz alusão a Adão e Eva no paraíso. Os dois são feitos um para o outro, assim como certas coisas na vida são feitas para nós, e sob a benção divina eles vivem. Estão despidos, pois não existe a vergonha para eles, não há vergonha em ser quem eles são, no paraíso em que vivem eles podem ser eles mesmos, portanto, lembre-se sempre de não ter vergonha de escolher o caminho em que você pode ser quem realmente é.

Este arcano pode estar indicando que você busca o seu paraíso, mas está em um impasse, está em um momento de escolhas que seguem diferentes caminhos, e talvez acredite que eles possam ser o seu paraíso e por isso é tão difícil a escolha. Você pode também sentir medo de errar ao escolher, e isso lhe trava a decidir o caminho, mas lembre-se que se a indecisão prevalecer, a vida que pode tomar essa decisão por você.

Pode também estar indicando que a escolha já foi feita, e agora você vive o seu paraíso, ou então descobriu que o paraíso não é tão perfeito assim, da mesma maneira que Adão e Eva perceberam.

          É sabido que ambos são expulsos dele após comerem o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Uma visão interessante a respeito desse mito dentro do contexto de escolhas e amor é olhar a decisão de Eva em comer do fruto. Ela e Adão estavam no paraíso, não precisavam trabalhar, viviam cercado de animais, tinham a vida eterna. Mas será que esse “paraíso” era realmente perfeito?

O ser humano é um animal racional, e em comparação aos outros que são irracionais, nós possuímos mais consciência de nossas capacidades. Então por que viver em um lugar em que limita seu potencial de existência? Por que viver em um lugar com seres irracionais? Fora do paraíso existem perigos, mas também existe a beleza do potencial de ser mais, de não se limitar na pequenez do que se tem ou se é quando se pode ter mais, de fazer mais, de ser mais. A serpente desperta em Eva essa visão, e assim ela faz a difícil escolha de comer do fruto proibido, contrariando as ordens de Deus. Adão, por amor à Eva, também come do fruto, e assim ambos despertam do “mundinho perfeito” que viviam, pois adquiriram o conhecimento, e agora possuem a possibilidade de serem e conquistarem tudo o que o mundo afora pode lhes proporcionar.

As difíceis decisões da vida são tomadas devido ao amor ou pela falta dele, erradas ou certas essas decisões, elas nos fornecem conhecimento e sabedoria, portanto, o arcano dos Enamorados coloca em xeque as escolhas que devemos tomar, apontando que o caminho em que reside o amor e a união com o divino é a melhor decisão, mesmo que seja um caminho difícil. O paraíso pode não ser perfeito como você imagina, mas até mesmo errando em nossas escolhas ganhamos algo: sabedoria.

Quando se está conectado com sua essência, perceberá que não existem escolhas difíceis, existem escolhas que libertam, e se residir o amor no caminho que escolher, abençoado ele será, e assim alcançará seu próprio paraíso. E mesmo que erre na escolha, percebendo que não existe o tal paraíso perfeito nela, poderá escolher em se libertar dele, por mais difícil que possa parecer o caminho depois disso, a escolha está sendo feita com a união com o divino que existe dentro de você.

Os Enamorados é a expressão máxima do amor que lhe indica onde está seu coração. Tente não ficar na indecisão do que escolher, pois a vida pode escolher por você. Pondere bem sobre suas escolhas, pois seu paraíso pode estar em uma delas e você sabe muito bem disso. Portanto, deixe que o real amor seja a espada que irá carregar consigo para batalhar por sua escolha.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog

Este blog aborda temas sobre diversas áreas do Hermetismo, e mostra como encontramos nele uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal, de reencontro com nosso Eu Interior, com a natureza, e com a espiritualidade. Levando-nos assim rumo à Tiferet.

Procure aqui

Redes Sociais

Mais vistos da última semana

Curta a página